> > > Saúde
Aguarde carregando...!!!

PROJETOS /

Saúde

A arquitetura residencial compreende uma gama sem limites de estilos de projetos, entre os quais se sobressaem os clássicos, os modernos e os rústicos. A maioria deles, contudo, preza características como conforto, praticidade e funcionalidade.

Nas últimas décadas, novos ambientes ganharam destaque em projetos residenciais, como closets, home-office e academia, recebendo a mesma atenção dos tradicionais cômodos de uma casa. Nos apartamentos, o que vêm ganhando espaço são as varandas gourmet, vistas como um espaço ideal para reunir familiares e amigos.

Residência

RS, PORTO ALEGRE, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

Comunello Felix Arquitetura

Residência

RJ, RIO DE JANEIRO, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

Sabugosa Arquitetura

Edifícios Residenciais

RS, PORTO ALEGRE, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

Comunello Felix Arquitetura

Apartamentos, studios e lofts

TE, TEL AVIV, Israel

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

The K.O.T Project Architects

Residência

SP, BRAGANÇA PAULISTA, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Design /
Materiais predominantes:

/ Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Apartamentos pequenos

Bastante procurados por solteiros e recém-casados, os apartamentos com espaço limitado podem ganhar sensação de amplitude com uma planta mais fluida, que elimine paredes e integre alguns cômodos, como cozinha, sala de estar e de jantar. Outro recurso para ampliar é utilizar cores claras, espelhos nas paredes e móveis multifuncionais.

Para evitar a sensação de sufocamento, é importante valorizar ao máximo a iluminação e a ventilação naturais. Para isso, as janelas não podem ser bloqueadas, e as cortinas e persianas devem ser fabricadas, preferencialmente, com materiais leves e cores suaves.

Casas

Uma tendência em projetos arquitetônicos de casas é a integração da área interna com a externa, que pode ser conseguida com grandes aberturas e fechamento de vidro, permitindo, ainda, a entrada da luz solar. Caixilhos de alumínio com grandes placas de vidro são ótimos recursos para incorporar a sala ao jardim , pois, quando abertos, transformam a sala numa grande varanda.

Em relação à segurança do imóvel, uma prática comum é isolar a fachada principal com muros altos, que podem ser de pedra ou cobertos por plantas.

A variedade de materiais disponível para a construção é enorme. Algumas boas combinações são: concreto, pedra e madeira; cimento queimado, tijolo aparente e madeira; estrutura metálica, piso de granito e paredes de pedra ou porcelanato; vidro, tijolo e granito.

Conforto térmico

A avaliação da topografia do terreno e o estudo da incidência dos raios solares na edificação são etapas cruciais de um projeto arquitetônico residencial. Aqui no Brasil, localizado no hemisfério Sul, o ideal é que salas, quartos e escritório se voltem para a face Norte, pois no inverno esses espaços receberão raios solares durante todo o dia, garantindo o aquecimento, e, no verão, das 9h às 15h.

Voltados para a face Sul – onde o sol não incide no inverno e, no verão, apenas no começo da manhã e no fim da tarde – podem ficar ambientes menos usados ou de passagem, como despensa, garagem e escada.

Casa de praia

Charme, praticidade e funcionalidade são características essenciais às casas de praia. Quando localizadas em frente ao mar, o grande desafio arquitetônico é aproveitar a paisagem, e para isso podem-se usar vidros e grandes aberturas, que também ajudam a arejar e iluminar os ambientes. Para dialogar com o clima praiano, uma dica é apostar em revestimentos mais despojados, como ladrilhos hidráulicos, mosaico português e pastilhas.

Saiba mais: Cobertura de casas de praia exige estudo
E veja também: projetos de arquitetura comercial e corporativa

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo