Foi pensando no conforto e acolhimento de um empresário estrangeiro que as arquitetas Cristina Bezamat e Laura Bezamat, sócias do escritório Bezamat Arquitetura, desenvolveram o projeto arquitetônico do Apartamento VS, com vista para uma das mais belas praias brasileiras: a de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Com todos os ambientes práticos e funcionais, o projeto explora ao máximo a majestosa paisagem.
A área, de 500 metros quadrados, corresponde a dois apartamentos, originalmente separados mas que foram unidos em um único imóvel. Assim, foi necessário começar com uma reforma que agrupasse os dois espaços, já que não havia interligação entre as áreas íntimas. “Muita coisa foi demolida e reerguida seguindo um novo layout. Criamos uma circulação privada na parte posterior que possibilitou a circulação particular dos moradores”, contam as arquitetas.
A nova distribuição do Apartamento VS gerou duas salas integradas, com três ambientes: um amplo living, um home com TV e uma área de contemplação da paisagem – que possui duas grandes chaises para momentos de relaxamento. Para dar harmonia aos espaços, o escritório optou por usar uma paleta de cores que combinasse com a seleção de tecidos em linho, algodão, seda e veludo, criando ambientes aconchegantes.
Para propiciar a integração entre os ambientes, as arquitetas usaram grandes portas que vão do piso ao teto, de vidro refletente de cor âmbar. Sem iluminação, não é possível identificar o que há por detrás delas, mas, quando as luzes estão acesas, é possível visualizar todo o ambiente, mesmo com as portas fechadas.
Cristina e Laura contam que, como o Apartamento VS foi totalmente automatizado, elas tiveram que enfrentar alguns desafios para sua execução.
“Como este apartamento tem tecnologia muito atual, além da automação, como iluminação, ar-condicionado, cortinas e persianas, som, imagem e câmeras de segurança controlados por IPads de qualquer lugar do mundo, e em praticamente todos os ambientes ,foi preciso lidar com um nível de compatibilização de informações muito grande para dar praticidade e segurança”, completam.
A linguagem da área social foi caracterizada como contemporânea. Tanto o projeto arquitetônico quanto o de interiores buscaram disfarçar as interferências da estrutura do prédio, tirando partido com o uso de marcenaria e mobiliário selecionado, como de Sergio Rodrigues, Ricardo Fasanelo, Jorge Zalszupin, Etel Carmona, Maria Cândida Machado, Oscar Niemeyer, Lia Siqueira, Claudia Moreira Salles e Arnaldo Danemberg, desenhados especialmente para o Apartamento VS.
Além disso, algumas paredes foram forradas com painéis de madeira louro preto, dando unidade ao imóvel, que também recebeu obras de arte de Gonçalo Ivo, Angelo Venosa, Carlos Zilio, Marcus André, Nuno Ramos e Otavio Schipper, entre outros. Graças a esses detalhes arquitetônicos o apartamento carioca ganhou identidade, conforto e sofisticação.
Apartamento Jardins, escritório Maria Lavínia Arquitetura e Interiores
Apartamento SMGM, escritório Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
Loft Canajurê, escritório Flávia Guglielmi Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados