Resgatar aspectos da personalidade extrovertida e viva da proprietária e chef Paola Carosella norteou a concepção do projeto do Restaurante Arturito. Paola pediu ao escritório Candida Tabet Arquitetura um ambiente com alegria e descontração, diferente da proposta anterior, que deixava o ambiente escuro e austero.
Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o Arturito foi inaugurado em 2007. Durante a reforma, a arquiteta Candida aproveitou o que já havia ali e sugeriu pequenas intervenções, realizadas em poucos dias e com baixo custo. “Removemos o revestimento interno de madeira escura, expondo as paredes brancas, e incluímos largos panos de espelho, Também substituímos o revestimento dos estofados por tecido estampado exuberante, colorido e alegre, e trocamos as cadeiras existentes por outras com trama de junco, leves, transparentes e rústicas”, explica a arquiteta.
A mudança mais notável está logo na fachada. “Destacamos a instalação tubular em aço galvanizado na frente de cor cinza. A solução acompanha o alinhamento dos volumes com formato ortogonal para receber a trepadeira que sobe pelos pequenos canteiros do chão, onde outras espécies florais se misturam. Também redesenhamos a malha octogonal, para deixa-la simples e harmoniosa”, comenta. Esta malha se repete no canteiro interno, com intenção de integrar interior e exterior da edificação.
No novo projeto, há um aspecto futuro muito mais disforme e orgânico, que contrasta com a forte urbanidade do entorno. Lá dentro, a área de espera e o bar ganharam móveis novos, enquanto os tecidos foram substituídos por uma estampa mais colorida. “No hall colocamos poltronas e mesas individuais descontraídas e ambientadas” conta.
“Interferir conscientemente e com responsabilidade, grande efeito estético e prático, mas sem desperdício e entulho e sem interromper o faturamento foi o grande objetivo neste projeto”, finaliza Candida.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados