> > > Casa Busca Vida

Casa Busca Vida

Casa Busca Vida
Projeto da morada de praia teve como premissa a concepção de ambientes amplos, práticos e sem excessos Foto/Imagem:Tuca Reinés

Simplicidade praiana

Localizada no litoral norte da Bahia, a Casa Busca Vida foi projetada para uma família pequena, que buscava um lugar com conforto e aconchego para dias de descanso. “Os clientes pediram uma morada simples, que tivesse cara de praia, que fosse clara e prática. E que eles sentissem prazer nos espaços”, explica o arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico David Bastos. Nela, não existem excessos e nada é ostensivo. “É uma casa simples, porém boa e sofisticada pela mão de obra e o acabamento feitos com eficiência”, complementa.

As circulações, abertas e sombreadas, permitem que a Casa Busca Vida seja bem integrada e aberta à área de lazer. Todos os espaços acolhem bem – se os moradores não estão dormindo, estão aproveitando o terraço, o deck, a sala.

Implantação e programa

O terreno da residência – plano e ao leste, em direção ao mar – é bem largo e foi subdividido em dois lotes. Além disso, é privilegiado com uma imensa área verde do lado esquerdo.

Casa Busca Vida - Simplicidade praiana
Como a residência é dividida em duas edificações, caminhos de pedra marcam os espaços de circulação no terreno Foto: Tuca Reinés

A casa principal está à frente, com dois quartos, e outra edificação na parte de trás integra-se a ela, com mais três suítes para hóspedes. “Totalizando, é uma casa de cinco quartos, com sala, cozinha e varanda – integrados com bastante espaço”, destaca Bastos.

Para garantir a praticidade da residência, os espaços foram concebidos com amplidão, de forma a trazer sensação de liberdade aos moradores.

Materiais predominantes e soluções eficientes

É uma casa simples, porém boa e sofisticada pela mão de obra e os acabamentos feitos com eficiência David Bastos

A estrutura em madeira está presente nas vigas e esquadrias da casa. “A madeira traz um calor e parece abraçar as pessoas. Além dela e do vidro – predominantes nos fechamentos – temos o cimento revestindo todo o piso e as telhas de barro claras que, por serem feitas com menos óxido de ferro, são mais resistentes ao sol”, ressalta.

Pela grande presença do sol, do vento e da umidade, a escolha dos materiais do projeto foi feita de modo a garantir uma manutenção não extensiva. Além disso, o uso das persianas instaladas nas aberturas da residência é essencial para o controle da claridade e da ventilação. Dessa forma, é possível regular a incidência e a quantidade grande de vento e maresia, característicos em regiões praianas.

A piscina recebeu um revestimento em pedra vulcânica verde para remeter à cor do mar. Além disso, é um material com boas propriedades antiderrapantes. “Ao tocar no material fora da água, ele é meio áspero. Dentro, ele absorve a água e parece um veludo vazio”, explica Bastos. Pérgolas de madeira de reflorestamento – a mesma utilizada nas esquadrias – complementam a área de lazer e dão sombra.

Fornecedores desta obra

Escritório

David Bastos Escritório de Arquitetura2 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 6184
Área construída: 600

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo