> > > Atelier Gael

Atelier Gael

Atelier Gael
Localizado na Argentina, o Atelier Gael conjuga com uma residência e um pátio a partir da desconstrução de limites entre interior e exterior Foto/Imagem:Ramiro Sosa

Espaços contínuos

Com contornos de um prisma de concreto aparente, o Atelier Gael foi desenvolvido em 2014 pelo escritório argentino Estudio Moirë Arquitectos. O espaço – implantado no fundo de um lote em Mar del Plata, na Argentina – conjuga harmoniosamente com um pátio e com uma segunda construção, que abriga uma residência de dois pavimentos.

“Trata-se de um local onde é possível exercer múltiplas atividades complementares de habitação. O nosso objetivo na escolha do formato do projeto foi apresentar um significado de totalidade e de unidade”, explica o arquiteto Eugenio Picturico.

Premissas arquitetônicas

O desenvolvimento do projeto arquitetônico seguiu três premissas: transformar o projeto de paisagismo já existente, recuperando sua aparência; realçar o jardim como um espaço que demarca o ateliê e a residência; e utilizar a melhor orientação solar possível.

A intenção era fazer o Atelier Gael refletir a passagem do tempo. Durante o dia, por exemplo, o projeto ressalta o significado de unidade e totalidade através da neutralidade da fachada, criando um contraste de luz e sombra entre a expressividade do concreto e o aconchego da madeira.

Programa flexível

Inserida em um lote de 12 x 30 m, a construção tem programa flexível, que inclui dormitórios (inclusive para hóspedes), oficinas e uma área com expansão para churrasco. Todos os quartos têm vista para o jardim, gerando uma relação entre a casa, o pátio e o ateliê.

A construção do pátio fez com que o perímetro exterior do ateliê se tornasse maior, o que gerou ventilação cruzada nos espaços internos. Além disso, os arquitetos descontruíram os limites entre interior e exterior, promovendo a apropriação de ar livre e enriquecendo os ambientes internos com luz natural.

Predomínio de concreto

Largamente utilizado no projeto, o material traz expressividade para o Atelier Gael, que é concebido como um todo: interior e exterior. O material foi escolhido por razões estéticas e por sua qualidade, permanecendo conservado ao longo do tempo.

Escritório

Estudio Moirë Arquitectura3 projeto(s)

Local: BU, Argentina
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 84

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo