Os traçados da Casa Limantos foram inspirados nas linhas da arquitetura racionalista do arquiteto alemão Mies van der Rohe. Projetada pelo escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados, a residência localizada na zona oeste de São Paulo marca presença com sua geometria simples, além de preservar as árvores naturais do terreno e permitir que a luz natural inunde a construção de forma constante.
A casa possui dinâmica de integração baseada no uso ostensivo do vidro, união permanente com a paisagem e proximidade com a água. Segundo a arquiteta, possui apego a materiais como o concreto e o aço, considerados essenciais no vocabulário da arquitetura. “A ideia foi abri-la, para que seu espaço circundante tivesse melhor captação da luz e criasse visões espetaculares para seus moradores, a partir de diferentes pontos de vista”, explica Fernanda Marques.
“Trabalhar no limite entre a máxima transparência e o nível de privacidade ideal para cada ambiente foi meu grande desafio. Havia ainda a necessidade de inserir a casa no terreno e respeitar as árvores existentes”, completa.
Os espaços amplos são plenamente integrados e prezam pela conexão entre o interior e o exterior através de extensos painéis de vidro, que preservam as linhas retas e simples do projeto. O living se conecta à sala de jantar por uma circulação também toda envidraçada que integra deque, piscina e jardim lateral, enquanto, na sala de jantar, uma porta-janela se abre diretamente para a área externa. As curvas foram reservadas à escada em espiral – talvez o grande diferencial do projeto – que prevê o acesso para o mezanino onde está o home theater, a academia e o terraço com lareira.
O pavimento superior conta com sala para crianças, além de três suítes. Na maior delas, o acesso se dá por meio de um amplo hall que distribui a circulação para os banheiros e para o closet. “No projeto de interiores, optei por criar cenários mais intimistas, com base no uso de luz indireta – sobretudo no living de pé-direito duplo – e na utilização de revestimentos mais quentes, como a madeira”, comenta Fernanda.
Metais estão presentes nos grandes vãos do projeto, harmonizando com a paleta de tons de madeira e toques coloridos, principalmente o amarelo. “Quase que delimitada apenas por painéis de vidro, a casa parece estar imersa na paisagem do entorno”, finaliza.
Escritório
Termos mais buscados