O projeto de Flávia Guglielmi e Marcelo Salum para uma casa à beira da praia da Silveira, Garopaba (SC), integra os espaços internos ao exterior, tirando proveito da paisagem privilegiada do mar.
"Na realidade, a antiga residência foi construída em meados dos anos 1980 e nunca havia passado por uma reforma. Então, existia a necessidade de trocar os acabamentos internos, reformular alguns ambientes e criar outros, mas sempre seguindo a premissa de conectar os espaços à natureza e, ao mesmo tempo, não negligenciar a privacidade dos moradores", relata a arquiteta.
A partir dessas necessidades, os arquitetos realizaram uma ampla pesquisa em livros, sites e revistas, que serviram como referência para a grande reforma modernizadora da construção. Entre as grandes mudanças trazidas pelo novo projeto está a total reformulação da área de lazer, que ganhou um novo e inédito deck de madeira. Além de integrar a casa à piscina, ele acomoda confortavelmente uma área de sofás destinada a momentos de descontração ao ar livre.
No pavimento térreo, o amplo living com varanda integra-se ao novo espaço gourmet e à sala de jantar. Nele concentram-se os dormitórios destinados aos hóspedes. Flávia Guglielmi e Marcelo Salum criaram uma suíte com quarto separado para receber os amigos dos moradores, além de outras duas de hóspedes com varanda, próximas a garagem. Já no segundo andar mantiveram-se as três suítes, acrescentando apenas um banheiro maior nos aposentos do casal, voltado para o mar.
Quanto as áreas externas, foram implementadas ao volume uma sala de ginástica, sauna e piscina de borda infinita, que está situada em um grande deck. Sofás com almofadas, embutidos no deck integrado à piscina, estão protegidos por um guarda-corpo de vidro que delimita a área e mantém a segurança.
Ao trocar todos os acabamentos internos da casa, como louças, metais e revestimentos de piso e parede, o escritório apostou em materiais que estivessem em harmonia com a natureza e fossem práticos de instalar e manter. Além disso, deveriam ser duráveis, considerando que a casa estava em uma região onde a maresia é muito forte.
"Mantivemos a madeira existente na estrutura da casa, esquadrias e forros, pois mesmo após tantos anos estava em ótimo estado de conservação. A cerâmica foi escolhida para ser utilizada no revestimento do piso e da parede das áreas úmidas. Pedra natural figura na piscina e em algumas áreas do living, espaço gourmet e da suíte do casal", conclui a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados