Localizada na Serra do Curral, em Minas Gerais, a casa BF foi planejada de acordo com o nível do terreno, para poder usufruir da paisagem exuberante da região, sendo esta uma das exigências dos moradores: que tanto a casa como o terraço com jardim e piscina estivessem no mesmo patamar.
Como solução, o arquiteto optou por implantar a residência 15,50 metros acima do nível da rua, com acesso por elevador. “O corte na parte frontal do terreno, que ocupou uma faixa de 5,5 metros, permitiu a construção da garagem. O restante da terra foi contido por um muro de arrimo de 4,40 metros de altura. Para garantir a acessibilidade da morada, o elevador de acesso aos ambientes está posicionado no lado esquerdo do terreno” explica o arquiteto Humberto Hermeto.
Com volumes separados em dois pavimentos, a edificação ficou disposta longitudinalmente no terreno. “A parte superior, que recebe insolação norte, reúne sala de estar, jantar, cozinha e quartos e abre-se para o terraço-jardim lateral, com piscina”, conta Humberto.
Além de ser um mirante, o terraço funciona como elemento de ligação entre o corpo da casa e a área de lazer, com três fechamentos envidraçados que permitem uma visão de 180° da serra.
Com estrutura convencional, o partido possui 16 colunas apoiadas sobre uma base de tubos, sustentando o corpo principal. “As colunas estão escoradas por um par de vigas longitudinais que seguram a laje de piso. Já a laje de cobertura é suportada por outras duas vigas invertidas, que livram o interior de interferências e criam uma maior integração entre os espaços”, comenta o arquiteto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados