> > > Nova Sede Docalia e Data Center RSI

Nova Sede Docalia e Data Center RSI

Nova Sede Docalia e Data Center RSI
O edifício da Nova Sede Docalia e Data Center RSI se destaca pelo volume de vidro e pelos amplos espaços de convivência Foto/Imagem:Miguel de Guzmán

Gigante de linhas retas

“O projeto foi concebido para ser a imagem representativa da companhia, mas, ao mesmo tempo, deveria ser funcional e sustentável”, define a arquiteta Laura Espejo, do escritório de arquitetura Idom sobre a concepção da Nova sede Docalia e Data Center RSI, localizada em Alcobendas, em Madrid.

As duas corporações pertencem ao grupo financeiro espanhol, Caja Rural. A RSI é uma empresa de automação e soluções bancárias, enquanto a Docalia, está voltada para a personalização de documentos, cheques e cartões bancários. Dessa maneira, a área de 12.622m² atende a diferentes demandas: funcionar como um datacenter, abrigar a área industrial da Docalia, e receber o call center e os escritórios administrativos da RSI.

De acordo com Espejo, o resultado é consequência das necessidades funcionais de cada empresa, da adaptação à normativa, assim como da intenção de oferecer ao interior o máximo de iluminação natural. Além disso, incorporar nichos ajardinados dentro do edifício era fundamental. “No projeto de paisagismo adotamos plantas de baixa necessidade hídrica para facilitar a manutenção e minimizar demais custos”, afirma a arquiteta.

Desenho

Nova Sede Docalia e Data Center RSI - Gigante de linhas retas
Construído em Alcobendas, município de Madrid, na Espanha, o edifício foi projetado para abrigar as empresas de grupo financeiro Foto: Miguel de Guzman

No desenvolvimento da estrutura, definida por extensas linhas retas, optou-se por soluções técnicas diferenciadas, como peças de ruptura de ponte térmica, que se constituem por dois perfis independentes, unidos por peças de poliamida. “Esse método garante o isolamento térmico e concede ao edifício o atributo de ser energicamente eficiente”, comenta Laura Espejo.

Além do vidro, as fachadas foram executadas, principalmente, em aço corten, por questões não apenas estéticas como de manutenção, já que o material apresenta alta resistência à corrosão. “Também utilizamos brises de madeira na parte de trás da nova sede, pois é a face mais exposta à incidência solar”, complementa Espejo. Isso permite dosar a quantidade de luz natural dentro dos ambientes que, por sua vez, recebem iluminação artificial com Leds.

Já o projeto de interiores contempla materiais de acabamento, que respeitem a estética industrial, assim como a utilização dos elementos de acondicionamento acústico para criar diversos ambientes.

Escritório

IDOM7 projeto(s)

Local: MA, Espanha
Início do projeto: 2011
Área do terreno: 5003
Área construída: 12622

Tipo de obra:
Indústrias
Tipologia:
Industrial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

  • Arquitetura: IDOM
  • Engenharia Estrutural - Estrutura de Concreto: IDOM
  • Projeto de Climatização e Ar-condicionado: IDOM
  • Projeto de Fundação: IDOM
  • Projeto de Iluminação: IDOM
  • Projeto de Interiores: IDOM
  • Projeto de Paisagismo: IDOM
  • Projeto e/ou Consultoria de Acústica: IDOM
  • Projeto e/ou Consultoria de Coberturas: IDOM
  • Projetos de Instalações Hidráulicas/Elétricas: IDOM
Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo