Logo Construmarket
Banner

Pinheiros

Pinheiros
A reforma do Pinheiros transformou a cobertura em um amplo espaço de convívio, parcialmente protegido pelo pergolado de madeira. Imagens: Mariana Orsi
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros
Pinheiros

Lazer como princípio

Texto: Thais Matuzaki

Após a intervenção do escritório Mandril Arquitetura + Interiores, o Pinheiros ganhou outra cara. A cobertura duplex, de aproximadamente 210 m², agora desfruta de uma ampla área de lazer no segundo piso, além de espaços mais práticos e confortáveis que evidenciam o gosto dos moradores – jovens recém-casados.

De acordo com os arquitetos Helena Kallas e Bruno Reis, esses eram exatamente os desejos dos clientes, que adoram receber amigos e, principalmente, assistir a jogos de futebol. “Tanto é que a data limite para entrega da obra era a Copa do Mundo”, comentam os responsáveis pelo projeto arquitetônico. Quanto à decoração, eles queriam algo moderno, clean, com tons neutros e pitadas de cor.

A reforma total do Pinheiros, que incluiu a construção do segundo pavimento, levou aproximadamente um ano até ficar pronta. Ao final, o apartamento estava completamente decorado. “A escolha dos objetos foi acompanhada pelos proprietários em detalhes, para que tudo ficasse o mais personalizado possível”, expõem Kallas e Reis.

Lazer na cobertura

As principais mudanças no apartamento ocorreram na cobertura – integração do terraço ao living – e no piso de baixo, que transformou a varanda em um estar acoplado à sala de jantar. “Dessa maneira, conseguimos deixar os ambientes mais amplos e iluminados”, observam os arquitetos.

Inicialmente, o apartamento era composto por três quartos, sendo duas suítes e um com banheiro social. Após a reforma, um dos dormitórios foi excluído para aumentar a área dos outros dois, criando uma grande suítemáster com closet e dois banheiros. Em outro ambiente do Pinheiros, os arquitetos conceberam um pequeno escritório e um ateliê, para a ocupação profissional dos moradores.

As obras de arte do apartamento misturam o acervo pessoal dos clientes e de lojas especializadasFoto: Mariana Orsi

No segundo pavimento, havia somente uma pequena sala e uma grande área externa descoberta. Para atender à demanda de oferecer um espaço de lazer confortável aos moradores e seus convidados, Kallas e Reis projetaram uma grande sala de TV e um ambiente gourmet com bancada e cooktop, churrasqueira, geladeira e uma mesa de madeira natural.

O detalhe é que esses ambientes estão sob uma cobertura de pergolado de madeira, com telhas de acrílico. Antes da instalação da estrutura, os arquitetos contrataram um engenheiro, que realizou o cálculo estrutural e tirou quaisquer dúvidas em relação ao impacto da construção no imóvel. Por conta disso, optaram por uma solução mais leve, que não prejudicasse a solidez estrutural do apartamento e ainda contribuísse para o conforto térmico.

Conforme descrição de Kallas e Reis, ainda foram instaladas duas duchas, espreguiçadeiras e um confortável sofá em alvenaria, com tapeçaria apropriada para ambientes a céu aberto.

Interior personalizado

O Pinheiros possui uma excelente iluminação natural, proveniente dos grandes panos de vidro que compõem o projeto original do prédio. “Aproveitamos e unimos a eles o fechamento do terraço integrado com panos de vidro também”, complementam os autores do projeto. Já os dormitórios recebem apenas o sol da manhã e, em parte da sala, o sol da tarde protagoniza um espetáculo quando se põe.

A escolha do mobiliário e dos objetos de decoração mistura tipos, texturas e uso de cores por ambiente. Por exemplo, as cadeiras do jantar – que são peças da década de 60 – foram garimpadas em antiquário e reformadas para dar mais charme e personalidade. Enquanto, na sala de estar, os destaques são a estante e o aparador, que foram decorados com alguns itens do acervo pessoal do casal. As cadeiras têm tons neutros; a estante contrapõe-se com o azul escuro.

Essa mesma atmosfera também surge na cobertura, em função dos tons de cinza do sofá e do tapete geométrico confrontando com o azul dos quadros, pregados na parede.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 210 m²
Veja outros projetos relacionados