Adaptado a uma sala comercial de apenas 40 m², o estúdio de gravação exigiu do escritório MarchettiBonetti+ adquirir um entendimento pleno sobre o espaço, as condicionantes técnicas e o perfil do proprietário – um jovem DJ que residiu em Londres, Inglaterra.
"Em um primeiro momento a prioridade estava em atender as questões relacionadas à potencialidade acústica necessária para a concretizar o projeto. Para isso, buscamos a consultoria especializada de um engenheiro de som, o Léo Leite, que viabilizou a execução de toda a infraestrutura", relata a equipe de arquitetos do escritório.
A etapa seguinte envolveu a elaboração do programa e a especificação dos elementos estéticos. Determinou-se, portanto, um hall de entrada com um pequeno bar, que fica separado do estúdio por uma porta com um rasgo transparente – aspecto proposital para visualizar o movimento interno da sala e evitar interrupções de áudio –, e um lavabo estruturado em revestimento cimentício, com vaso e objetos na cor escura, além de quadros, configurando um contexto mais masculino.
"Todo o layout do estúdio parte da mesa de mixagem. Incorporamos, por exemplo, um pequeno lounge destinado a receber pessoas e utilizamos painéis móveis para criar espaços compactos que acomodam a gravação de vocais e outros instrumentos. Esses elementos contam com rodas que facilitam o ajuste da acústica, de acordo com a necessidade”, detalham os arquitetos.
Os profissionais complementam ao contarem que "o mais importante, dentro desse cenário, foi decorar o espaço de acordo com uma linguagem mais contemporânea e cosmopolita, até mesmo para atender o perfil do proprietário".
O projeto explorou uma base acústica nas superfícies do estúdio. As paredes ganharam um tecido sintético com leve textura de linho cinza-chumbo metalizado, enquanto os pisos receberam acabamento em taco de madeira perobinha. Também foram implantados mosaicos de madeira.
"Utilizamos objetos e móveis soltos coloridos para originar um espaço dinâmico. Nós privilegiamos a área de trabalho a partir de uma iluminação periférica com efeito de sobreposição, criando uma atmosfera mais cool. Os mosaicos também foram fundamentais, porque mais do que contribuírem para a beleza do ambiente, eles atenderam a uma questão técnica importante relacionada à difusão das ondas sonoras", conclui a equipe de arquitetos do escritório MarchettiBonetti+.
Escritório
Termos mais buscados