A antiga casa do bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, com área reduzida, abrigou a criativa equipe da Agência Rock em seus primeiros anos de atividade. Mas com o passar do tempo, os proprietários quiseram algo mais moderno e que refletisse originalidade. Então contrataram o escritório MM18 Arquitetura para trazer um clima arrojado e amplitude ao local de trabalho.
Os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira contam que o design veio por meio do desafio de ampliar o espaço que os clientes ocupariam. Com a linguagem industrial conectada a uma casa antiga existente, foi criado em uma área de 750 m² um novo escritório com o dobro da medida, 1.500 m².
Feitas com telhas metálicas, as fachadas remetem inspiração, criatividade e identidade ao projeto. São o abre alas para a arquitetura moderna desenvolvida pelo MM18 e servem de conexão entre a antiga casa e o atual espaço.
O uso da estrutura metálica atende a necessidade da ampliação e curto prazo das obras. Com isso, o escritório optou em definir a linguagem industrial e brutalista refletida nos materiais encontrados a partir do retrofit de antigas indústrias.
O estudo das fundações existentes levou à criação de pilares metálicos e vigas engastadas na estrutura, para que o projeto passe um ar industrial moderno com seus grandes vãos abertos.
Como a planta anterior era dividida em vários ambientes, e as equipes ficavam espalhadas em diferentes salas, o principal objetivo foi criar setores que acomodassem as áreas de atendimento e criação da agência em dois espaços totalmente abertos. Assim melhoraria o fluxo interno de informações e de pessoas.
“Setorizamos a agência em três grandes grupos: áreas de atendimento aos clientes, áreas de uso comum e produção/criação. Com isso, o layout ganhou uma circulação que circunda todas as áreas do edifício, gerando permeabilidade. Todos os setores são interligados através dessa circulação”, explicam os arquitetos.
A escolha do design foi norteada pela ideia de transformar o escritório em um ambiente leve e descontraído, propício para uma área criativa. O projeto de interiores é paralelo às atividades desenvolvidas pela equipe de profissionais que trabalham na agência.
“As áreas de uso comum tiveram mobiliário desenhado exclusivamente de acordo com os usos e a conexão com a linguagem descontraída do ambiente proposto. As áreas internas de trabalho receberam mobiliário funcional e despojado. Utilizamos serralheria e marcenaria sob medida”, concluem.
O projeto luminotécnico, realizado pela MM18, contou com eletrocalhas por todo o espaço, permitindo a mudança de layout, caso seja necessário. O desafio de conectar a antiga casa ao novo projeto proposto resultou em um ótimo funcionamento entre as áreas e em uma nova linguagem arquitetônica.
Escritório
Termos mais buscados