A inspiração para o projeto arquitetônico de retrofit do Apartamento JG veio da arte urbana, no universo do skate – paixões dos proprietários. Esses elementos foram combinados com um design minimalista, clássico e atemporal. “Unir tudo isso foi bastante interessante em termos projetuais”, declara a arquiteta Priscila Elisa Berselli, do Moove Arquitetos.
Outra premissa para a reforma foi a de criar um ambiente integrado, com ênfase na abertura da cozinha, que, a pedido dos moradores, deveria ganhar uma ilha para receber os amigos.
A planta original do apartamento de 80 m2 consistia em cozinha, área de serviço, living e três dormitórios. Havia, ainda, um terraço acessado somente pela lavanderia.
Para concretizar o projeto de interiores, foi preciso realizar algumas mudanças para que espaço se adaptasse ao desejo dos proprietários. A posição da cozinha foi um dos pontos mais delicados. “A solução foi eliminar um dos dormitórios, possibilitando a cozinha com ilha, o deslocamento da churrasqueira e o acesso do terraço pela sala social”, explica a arquiteta, completando: “A área de serviço também é ocultada pela marcenaria, permitindo o uso total do local”.
O nicho do móvel da TV é resultado de uma execução impecável da marcenaria, já que se trata de uma peça única, com 2,70 m de vão e sem apoios. Berselli destaca também as prateleiras inclinadas do living como um item importante para a reforma do projeto. “Elas percorrem o comprimento da parede de uma forma que não é monótona e, ao mesmo tempo, são muito leves”, descreve.
Já no espaço onde antes ficava a churrasqueira, foi colocado um grande armário para comportar os objetos do casal.
O Apartamento JG é composto por tons de cinza nas paredes e marcenaria branca, além de textura de madeira no piso e de cimento na parede da sala. Foi a partir dessa base neutra que a parede azulejada da cozinha e os demais pontos de cor na decoração foram inseridos, sempre respeitando o design clássico e minimalista.
“É uma mistura bem interessante. Temos uma poltrona com desenho clássico ao lado do espaço onde os clientes deixam a bicicleta no dia a dia. Tudo realmente é utilizado, nada é somente decorativo”, expõe Berselli.
O projeto luminotécnico revela um ambiente aconchegante, sem iluminação em excesso. Os clientes gostam dessa atmosfera mais intimista, com luzes pouco intensas.
Um destaque é a iluminação com fita LED no móvel da TV: “Utilizamos a luz para marcar o negativo de encontro entre a marcenaria e a alvenaria”, conclui a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados