Totalmente construído com estrutura pré-fabricada para atender a demanda gerada pelos Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, o hotel internacional Linx está localizado em uma área de concessão da Infraero, dentro do Galeão - Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.
“Em função do prazo restrito para execução da obra, o grande diferencial do projeto é justamente a economia de tempo proporcionada pelos materiais especificados. O hotel foi inteiramente concebido com materiais que chegaram prontos ao canteiro, utilizados na estrutura, na fachada e até nos banheiros”, explicam os arquitetos responsáveis pelo projeto Cristiano Carneiro e Carolina Souza Pinto – do escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo.
O hotel é dividido em duas edificações interligadas por duas passarelas nos dois primeiros pavimentos. “A solução do partido arquitetônico se deu em função do limite de altura x programa de necessidades. O primeiro volume possui dois pavimentos. Na parte frontal do pavimento térreo e no segundo pavimento (mezanino e terraço) estão as áreas sociais do hotel. Nos fundos do térreo está localizada a zona de serviços”, explicam.
O lobby do hotel oferece aos hóspedes balcões de acesso à internet, restaurante e café. O mezanino, localizado no segundo pavimento, pode ser adentrado a partir do terraço e conta com piscina, espaços de estar, bar/restaurante, sala de ginástica e vestiários. As passarelas no térreo e no mezanino levam à segunda edificação.
Esse segundo volume é composto por 162 apartamentos, distribuídos em seis pavimentos – do térreo ao quinto. “Cada andar é composto por rouparia, elevadores sociais e de serviços, duas escadas destinadas às saídas de emergência e 27 apartamentos, sendo que os apartamentos de extremidade (frente e fundos) apresentam maiores dimensões. Nove deles atendem, também, portadores de necessidades especiais”.
Além de concreto pré-fabricado em toda estrutura, o hotel também recebeu painéis de concreto na vedação. “E utilizamos pigmento nos painéis arquitetônicos das fachadas para destacar a comunicação visual da rede de hotéis”, destacam os arquitetos. Outra solução que agilizou a obra foram os banheiros, fornecidos em módulos prontos.
De acordo com os profissionais, o projeto também contém recursos de eficiência energética. “Instalamos painéis para aquecimento solar, cobertura verde e automação dos sistemas – tudo para otimizar o uso dos recursos naturais”, enfatizam.
Escritório
Termos mais buscados