> > > Residência FT

Residência FT

Residência FT
No terreno de aclive acentuado, residência chama atenção pelas aberturas e se destaca pela união de estruturas em concreto e madeira Foto/Imagem:Nelson Kon

Beleza demarcada

Localizada em Bragança Paulista (SP), a Residência FT é uma morada de férias. A partir de um projeto arquitetônico prático e funcional, ela se compõe de forma clara a partir de um programa linear e moderno. “O terreno com aclive acentuado e a bela paisagem foram os elementos de definição da implantação e volumetria. Além disso, a composição entre as estruturas de madeira e de concreto define as linhas horizontais dos pavimentos”, explicam os arquitetos responsáveis pela obra Henrique Reinach e Maurício Mendonça – titulares do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados.

Morada de duas faces

O projeto foi norteado pelas aberturas, que deveriam proporcionar a melhor vista e a melhor insolação à casa. Os amplos panos de vidro e as varandas da residência, dispostos no lado nordeste e noroeste do terreno, se abrem totalmente para as áreas de lazer e a piscina – onde os moradores podem contemplar a linda vista rural da região.

Residência FT - Beleza demarcada
A área de lazer é integrada com o social interno e externo Foto: Nelson Kon

Já o sudoeste se destaca pela volumetria. “Com poucas aberturas, este lado vence o grande desnível, concentrando todas as circulações e os acessos para carros”. Os arquitetos também destacam o concreto e os muros de arrimo revestidos de pedra, que estruturaram a fundação e o térreo.

Eficiência térmica

As áreas sociais e coletivas são identificadas pelo concreto aparente, enquanto toda a área íntima – instalada no segundo e último pavimento – é estruturada em madeira laminada, com cobertura inclinada formada por telhas metálicas e termoacústicas. “Queríamos garantir leveza ao projeto, relacionando as duas lâminas horizontais bem fortes com as estruturas diferentes e complementares ao mesmo tempo”.

O projeto arquitetônico adotou soluções de aquecimento solar de água e reuso de águas pluviais. Além disso, muxarabis de madeira foram instalados nas portas de corres para dividir áreas, enquanto os painéis de treliça do mesmo material e estruturados em aço também se destacam na Residência FT. “Eles são flexíveis e permitem abertura ou fechamento de acordo com a insolação necessária, protegendo os espaços internos do calor. Também são janelas para a vista noroeste”, concluem os arquitetos.

Veja outros projetos com muxarabis em destaque:

Restaurante Manish
BT House
Casa Cobogó

Escritório

Reinach Mendonça Arquitetos Associados12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 3002
Área construída: 966

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo