> > > ZEB Pilot House

ZEB Pilot House

ZEB Pilot House
A tecnologia aliada à arquitetura resultou em um projeto sustentável e, ao mesmo tempo, acolhedor e confortável, como uma casa deve ser Foto/Imagem:Paal-André Schwital

Em defesa do meio ambiente

O projeto arquitetônico da ZEB Pilot House, localizada na Noruega, foi concebido para servir de exemplo de arquitetura sustentável. Trata-se de uma demonstração da metodologia a ser usada em futuras casas preocupadas com a preservação do meio ambiente. O escritório Snøhetta, autor do projeto, é parceiro do grupo ZEB (Centro de Pesquisa de Edifícios com Emissão Zero de Carbono), e a residência resultou de uma cooperação entre eles e as empresas ZEB Brødrene Dahl e Optimera.

Para obter a classificação ZEB-OM, o projeto precisava ter a documentação necessária e 100% de compensação de CO2. Para alcançar esse objetivo, o projeto conta com produção de energia renovável por meio de painéis fotovoltaicos e de painéis solares térmicos, que são integrados ao edifício e permitem a compensação de emissões de carbono geradas pela queima de combustíveis fósseis.

Energia renovável

A casa de 220 m² de área tem a superfície inclinada para o sudeste e o telhado revestido com painéis solares. Esse elemento, combinado com a energia geotérmica, pode gerar carga suficiente para abastecer um carro elétrico o ano todo, além de aquecer a piscina e atender às necessidades de consumo energético diário de uma família. Para que isso fosse possível, arquitetura e tecnologia andaram juntas.

O aquecimento e o arrefecimento foram resolvidos passivamente por meio da superfície de vidro. A orientação, a geometria da casa e o volume, além do uso de materiais com boas características térmicas, colaboraram, todos, para o conforto do ambiente.

Tecnológica, sustentável e acolhedora

Para erguer o projeto ambicioso e ecológico da ZEB Pilot House, os arquitetos adotaram novos parâmetros de design e experimentaram ferramentas recém-criadas, aliando tecnologias contemporâneas, fontes de energia renovável, materiais e técnicas de construção em nível multidisciplinar.

ZEB Pilot House - Em defesa do meio ambiente
Os arquitetos criaram novos parâmetros no processo de design da ZEB Pilot House Foto: Paal-André Schwital

Outro foco do escritório foi manter as características de uma residência familiar. Portanto, conforto e sensação de bem-estar deveriam estar evidentes e orientar o projeto tanto quanto a questão de sustentabilidade.

A área externa, por exemplo, com paredes de tijolos e toras de madeira, dispõe de um átrio ao ar livre, com lareira e mobiliário para refeições, que se integra à sala de jantar, trazendo a sensação de acolhimento para os moradores.

Árvores e hortas

A paisagem une-se ao jardim, pelo qual os visitantes podem caminhar ao redor da construção e descobrir os elementos que fazem dessa uma excepcional residência familiar.

O espaço natural da casa tem árvores frutíferas e hortas para acomodar a produção de alimentos em pequena escala.

Há, ainda, um deck com piscina e chuveiro, além de uma sauna aquecida a lenha que também aquece os quartos. Toda a área de lazer da ZEB Pilot House é surpreendentemente convidativa.

Escritório

Snøhetta3 projeto(s)

Local: LA, Noruega
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 220
Área construída: 220

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo