> > > Mind Makers

Mind Makers

Mind Makers
A Mind Makers é uma escola de codificação de crianças, e o Studio dLux foi escolhido para desenvolver um ambiente criativo e colorido para os pequenos Foto/Imagem:Alessandro Guimarães

Educação futurista

Mind Makers é uma escola de codificação para crianças de 7 a 12 anos de idade. O escritório de arquitetura e design Studio dLux foi convidado para projetar a primeira unidade da marca, que está localizada no bairro nobre de Moema, na capital paulista.

O arquiteto Denis Fuzzi, autor do projeto arquitetônico e de interiores, conta que o desejo era construir um ambiente divertido e colorido para os alunos, promovendo a ideia de que toda a programação poderia ter sido feita pelos pequenos.

“O objetivo era criar uma escola de computação e robótica para crianças em um espaço alegre, com artifícios da arquitetura contemporânea, como a parametria e a interatividade”, conta Fuzzi.

Layout

O terreno de 320 m² era ocupado por um antigo salão de cabeleireiro e em 2016 tornou-se a Mind Makers, uma instituição de ensino com duas salas de aula, uma área de coworking para os pais das crianças, recepção, administração e uma sala de reuniões.

Os ambientes foram projetados para despertar a capacidade inventiva dos alunos. As salas de aula, em especial, foram pensadas para propiciar um aprendizado transformador e divertido.

Todo os espaços são ligados por um corredor com um grande teto paramétrico de madeira, formando um grande movimento sobre as pessoas que transitam pela passagem.

Durante a reforma, que durou apenas dois meses, não foram feitas intervenções estruturais.

Mind Makers - Educação futurista
O corredor que liga todo o projeto é formado por um paramétrico de madeiraFoto: Alessandro Guimarães

Design irreverente

Para o arquiteto, o grande diferencial da escola é o seu design irreverente. O uso da madeira e das cores vibrantes da marca definem a personalidade do projeto em cada canto.

A madeira laminada é o material predominante e colabora ainda mais para o frescor do ambiente. “Todo o mobiliário foi concebido e produzido especialmente para o projeto, para que painéis de monitor e mesas possam ser movidos, gerando diferentes configurações para as salas de aula”, menciona o autor.

Circuito na fachada

A fachada da Mind Makers é o abre-alas da escola. É composta por um enorme painel laranja usinado em máquina CNC, com o desenho dos circuitos raspberry, iguais aos utilizados pelos alunos em sala de aula.

À noite, a entrada ganha um destaque diferente com iluminação e coloração marcante, que pode ser controlada por um aplicativo usado pelas próprias crianças.

Escritório

Studio dLux6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 320
Área construída: 268

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo