Para projetar a morada, o arquiteto e designer Guilherme Torres se inspirou em seu próprio lar, usando como base um desenho quadriculado de madeira adaptado para servir como cortina à residência. Trata-se do muxarabie, elemento de proteção antigo e adaptado à arquitetura contemporânea, que permite a entrada de ar e luz filtrada, como se fosse uma espécie de brise-soleil.
A casa grandiosa e retangular, localizada no sul do Paraná, se insere na paisagem com dois blocos em alvenaria abaixo de um volume construído em concreto. O terreno em declive permitiu a instalação do painel de madeira considerado o diferencial do partido. “Esse enorme muxarabi de madeira garante a privacidade de moradores e vizinhos”, ressalta o arquiteto. Torres também destaca os enormes vãos livres – contrastados com poucos pilares – e os muros erguidos em locais estratégicos para a implantação dos jardins.
A madeira é o material predominante do projeto, utilizada em abundância no grande painel e nos deques que compõem a área externa. Na decoração, as mãos do profissional assinam os sofás e as mesas da casa e criam espaços modernos e aconchegantes, decorados com peças de artistas renomados.
Escritório
Termos mais buscados