Com localização privilegiada, a Casa Caraguatatuba desfruta de uma natureza exuberante, com direito a vista para o belo mar do litoral norte paulista. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Tammaro Arquitetura, que explorou o uso de panos de vidro, valorizando a vista do entorno. “Trata-se de um projeto muito moderno, despojado e preocupado com a preservação do meio ambiente”, conta a arquiteta Selma Tammaro.
A proposta do escritório foi aproveitar ao máximo a paisagem da praia de Caraguatatuba. Do terraço da casa é possível apreciar a vista de uma ilha posicionada bem em frente ao terreno, como se fosse um retrato.
A paisagem proporciona momentos de tranquilidade aos moradores e confere amplitude à obra. “Do amanhecer ao pôr do sol formam-se quadros naturais que compõem a residência e torna-a parte da natureza”, comenta.
O projeto conta com grandes aberturas que, além de colocar a paisagem em evidência, garantem iluminação e ventilação naturais em toda a casa. Na área do living, closet e banheiro da suíte máster, essa iluminação é zenital, feita através de domus na cobertura da casa.
O jardim executado na cobertura da Casa Caraguatatuba é outro destaques do projeto. Esta área também conta com uma pérgola em madeira, que recebeu pintura texturizada e envelhecida, coberta com vidro e forro de bambu.
A residência também dispõe de aquecimento solar e, como alternativa, aquecimento a gás. Os pisos são feitos com materiais reciclados, e os pisos da garagem e das laterais são drenantes, mantendo a absorção de água em mais de 70% e contribuindo para a sustentabilidade do projeto.
O projeto paisagístico da Casa Caraguatatuba começa nas jardineiras da piscina. Um conjunto de bromélias com grama amendoim como forração compõe a cena. Nas laterais da piscina, a arquiteta usou tumbergia-arbustiva, natural da região.
O jardim tropical tem ainda fênix dupla e palmeiras. A jardineira da suíte, de frente para a piscina, foi ornamentada com filodendro xanadu.
Com forma retangular e desenho moderno, a piscina foi projetada pensando em várias opções de uso dos proprietários da Casa Caraguatatuba. Segundo Tammaro, devido a sua localização, a piscina acaba sendo uma extensão tanto da casa quanto do mar.
A área da piscina foi projetada com duas prainhas com características diferentes. Uma deles recebe sol praticamente o tempo todo e a outro, mais próxima à pérgola, recebe sol somente durante um período do dia e pode atender aqueles que necessitam de sombra. Dois chafarizes, que saem dos jardins, ajudam a decorar esta área, além da cascata sobre a borda do SPA.
O revestimento da borda foi feito com mármore na cor branca flameada, que confere ao material uma textura rústica. E a cor branca foi escolhida por refletir o calor, tornando a borda atérmica.
Holofotes com lâmpada LED RGB nas cores azul royal, roxo, lilás, azul turquesa e azul claro promovem a iluminação da área da piscina. “Gosto de usar cores que remetem à cor da água e tons azulados”, finaliza a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados