> > > Klong Toey Community Lantern

Klong Toey Community Lantern

Klong Toey Community Lantern
Com uma quadra e uma estrutura de madeira – que serve de parquinho –, o projeto é uma alternativa de convívio aos moradores de uma comunidade em Bancoque, na Tailândia Foto/Imagem:Pasi Aalto

Instrumento público de lazer

O cenário é desfavorável. Klong Toey é uma das maiores e mais antigas comunidades de Bancoque, capital da Tailândia. A população, estimada em mais de 140 mil habitantes, convive com diversos problemas, como a falta de saneamento básico e a insegurança, que criam um clima socialmente instável. Para tentar amenizar os reflexos desse aparente “abandono”, os arquitetos do TYIN tegnestue Architects desenvolveram o Klong Toey Community Lantern: um projeto arquitetônico que funciona como ferramenta pública, gerando nos usuários a sensação de pertencimento ao espaço. Com uma quadra para a prática de esportes e uma estrutura versátil, que serve de parquinho para as crianças, o local é um convite à convivência e ao lazer.

De acordo com o escritório, o projeto é uma alternativa simples e prática, que resolve algumas das questões sociais enfrentadas pela comunidade. A começar pelo fato de oferecer à população carente de Klong Toey um espaço plural, no qual crianças e adultos podem desfrutar do convívio e se distrair, como em uma praça.

Transformação social

Os arquitetos contam, ainda, que o Klong Toey Community Lantern faz parte de uma estratégia de longo prazo, que abrange um desenvolvimento em escala consideravelmente maior. Trata-se de uma contribuição inicial, com o objetivo de promover, no futuro, uma mudança social ainda mais significativa.

Klong Toey Community Lantern - Instrumento público de lazer
O projeto substitui as ruas lotadas de Klong Toey e traz uma área de lazer e convivência aos moradoresFoto: Pasi Aalto

Durante um ano, a equipe do escritório realizou extensas pesquisas junto aos moradores da comunidade, por meio de entrevistas, workshops e reuniões públicas. O objetivo era ouvir a opinião das pessoas e chegar a um denominador comum que fosse útil, com custos acessíveis. Definidos os detalhes da construção, foram apenas três semanas para as obras serem concluídas.

Quadra e parquinho

O Klong Toey Community Lantern engloba uma quadra ao ar livre, que já existia no local e foi mantida pelos arquitetos com as mesmas dimensões. Ocupando a maior parte do terreno de 91 m², ela pode ser usada para a prática de esportes (basquete e futebol) e também como uma praça ou um palco de apresentações.

Ao lado, uma estrutura longa e estreita de 12 x 1,2 m cria um paredão de quase 5 metros de altura. Ela é composta por grades de ferro e diversas ripas de madeira, que formam diferentes níveis a partir de escadas e degraus. Neles, as crianças podem brincar de escalar, tal como em um playground.

Além disso, devido às condições de solo, uma base de concreto foi construída para suportar o peso do volume.

Escritório

TYIN tegnestue Architects6 projeto(s)

Local: BA, Tailândia
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2011
Área construída: 91

Tipo de obra:
Praças e parques
Tipologia:
Urbanismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo