A missão: transformar uma antiga garagem e depósito em uma interessante e moderna área de lazer. O pedido foi feito pelo filho adolescente de um casal de Maringá (PR), que queria um ambiente arrojado para receber os amigos. Como os pais preferiam que as festas acontecessem próximo a eles e não na rua, acataram o pedido do jovem – daí o projeto ter recebido o nome de Loft do Filho Mimado.
Assim, os arquitetos do escritório Vecchi Arquitetura foram chamados a iniciar a transformação desse espaço. “Buscamos inspiração nas baladas, mas com o aconchego da casa dos pais. Como solução, criamos um loft automatizado com painéis de LED, pintura em concreto e um telão de última geração. Um ambiente para não querer mais sair de casa”, comenta o arquiteto Gabriel Poltronieri Vecchi.
O projeto tem vestígios de lofts industriais na sua concepção, e as paredes com pintura de concreto e o piso cimentício ajudaram a transmitir essa impressão. Nichos em LED automatizados com a iluminação trouxeram o toque high tech ao espaço. Houve mistura de elementos, como madeira e vidro. A estrutura metálica aparente da cobertura, na cor vermelha, passa a sensação de um ambiente mais quente. A iluminação, toda automatizada com o sistema de som, foi especialmente pensada para o local funcionar, em sua maior parte, à noite.
“Transformamos a garagem, fechamos o depósito, mudamos o piso, tampamos as janelas com muxarabis de madeira, revestimos praticamente todas as paredes de gesso acartonado e gesso verde, entramos com uma cobertura metálica e vidro e fechamos o ambiente todo em vidro, sem perfil de alumínio, até o chão, além de fazer um grande jardim ao fundo, para dar um ar mais conceitual ao ambiente. É um espaço cheio de estilo”, relata o arquiteto.
A maior dificuldade do escritório foi o tempo de execução. Os moradores pretendiam promover um grande evento no espaço 15 dias após o início da obra. Por isso, ainda no projeto, o arquiteto optou por revestir todas as paredes com gesso acartonado, projetar a cobertura metálica, e os painéis de madeira tampariam boa parte das janelas e paredes antigas, evitando obras. O novo piso foi colocado sobre o piso anterior, diminuindo o tempo de obra.
“Depois de pronto, o curioso é que a família passou a disputar o espaço, que tornou-se o preferido da casa. Um ambiente descontraído, moderno e atemporal. Os convidados também aprovaram”, comenta Vecchi.
Todo ambiente está automatizado, desde os painéis de led, a iluminação cênica, o telão e o som de última geração até a água da banheira. O usuário pode controlar tudo através de um tablet ou smartphone. Este era o conceito do projeto, ficar o mais high tech possível.
“Nós nos preocupamos muito em deixar o ambiente o mais funcional possível. Um lavabo foi incluído no projeto e, para aproveitar ao máximo a luz natural, usamos muito vidro, inclusive no teto. Optamos por materiais mais frios, pois Maringá é uma cidade quente, evitando, assim, o uso de ar condicionado. O ambiente está integrado com a adega, a cozinha e com a nova garagem da casa, sendo assim, fizemos muxarabis e painéis de madeiras”, finaliza Vecchi.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados