Criar um espaço com ambientes amplos e integrados, ideal para receber visitas. Essa foi a solicitação recebida pelo escritório Viviane Magri Dinamarco ao iniciar o projeto arquitetônico do Apartamento Campo Belo, em São Paulo. “Para atender o desejo dos proprietários, optamos por integrar todos os espaços, sem mexer com a estrutura, e escolher materiais leves, como alumínio, vidro e piso vinílico”, comenta a arquiteta Viviane Magri.
A utilização de concreto aparente norteou todo o projeto. A arquiteta retirou o gesso, restaurou o concreto e o deixou aparente. As tubulações cromadas do teto também ficaram aparentes. “A ideia era deixar o apartamento com uma pegada de loft industrial”, conta.
Além do concreto, foram utilizados no projeto dutos aparentes, cimento queimado e aço. O piso vinílico padrão madeira de demolição trouxe aconchego e praticidade para o espaço.
Com uma área de 374 m2, o Apartamento Campo Belo ganhou integração e versatilidade. Ambientes como a área gourmet, a churrasqueira, o living incorporado à varanda com SPA e a sala de jantar receberam muitas modificações. "Essas áreas foram bastante otimizadas para se obter mais espaço. Tudo pode ser adaptado", afirma Magri.
A cobertura da área da churrasqueira foi projetada em alumínio e vidro e recebe iluminação natural. Este ambiente pode ser aberto para a varanda e utilizado tanto em dias de sol como de chuva. A esteira de bambu no teto, as películas de UV nos vidros e o ventilador retrô ajudam a trazer frescor ao ambiente.
“Restauramos a laje de concreto e não adicionamos forro de gesso. O piso vinílico que imita madeira é prático e ajuda na acústica, de forma que os moradores podem caminhar sem que seus passos incomodem os vizinhos. Revestimos as tubulações de água, o duto da coifa e os conduítes e o deixamos aparentes. Nas paredes e colunas, colocamos cimento queimado. Por fim, utilizamos fita de LED e iluminação bem pontual e automatizada”, conclui a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados