> > > Estruturas Pré-fabricadas em concreto

REFERÊNCIAS /

Estruturas Pré-fabricadas em concreto

As estruturas pré-fabricadas de concreto são moldadas na fábrica e chegam prontas ao canteiro de obra. Elas são usadas, principalmente, na construção de galpões industriais e em empreendimentos grandiosos, como shopping centers, supermercados e estádios de futebol. Mas vêm sendo cada vez mais empregadas, também, em edificações comerciais e residenciais, seguindo a tendência europeia.

Quando combinadas com aço, as peças pré-fabricadas apresentam muitas vantagens, como execução 35% mais rápida em comparação com a moldagem no canteiro e a possibilidade de vencer grandes vãos.

É fundamental, ainda, respeitar as determinações da Norma NBR nº 9062 – Projeto e Execução de Concreto Pré-moldado, da ABNT. Prédios com até dez andares podem ser totalmente construídos com pré-fabricados e pilares contínuos com ligações semirrígidas e resistentes à flexão. Para edificações com mais de 30 m, são necessários equipamentos de montagem, como guindastes, e, acima de 50 m, gruas que suportem a carga das peças.

Como a seleção das matérias-primas é criteriosa e as etapas de produção passam por rígido controle de qualidade, as estruturas pré-moldadas de concreto costumam ser resistentes, duráveis e com dimensões exatas.

Fabricação

Há algumas diferenças entre os elementos estruturais pré-fabricados e os moldados in loco. Nos primeiros, a dosagem dos componentes do concreto é mais precisa e o controle tecnológico, mais rigoroso. Após a etapa de moldagem, a cura é feita sob temperatura controlada, enquanto que, no canteiro de obra, o processo de cura é o comum, com o concreto exposto a chuva, vento e mudanças de temperatura, entre outros incidentes.

Logística

Em muitos casos, os pré-fabricados saem mais caros do que o sistema convencional, pois a logística é um item que influencia bastante no preço. Ela depende de diversos fatores, como o tipo de terreno, a sua localização e as condições para acessá-lo. Se a fábrica e a obra ficarem próximas, os custos serão menores.

Como a maioria das peças é grande, a logística torna-se complexa. Assim, a forma como os pré-fabricados serão transportados da fábrica à obra precisa ser definida no projeto.

A quantidade de peças a ser transportada depende do seu tipo, formato e peso. Se os elementos de concreto precisarem ser empilhados, é necessário evitar o contato entre duas peças, intercalando-as com cavaletes, caibros ou vigotas constituídos ou revestidos de material macio. Dessa forma, impede-se que as estruturas tombem ou deslizem durante o trajeto.

Ao chegarem à obra, os elementos pré-fabricados precisam ser descarregados com cuidado.

Leia mais sobre a logística para transporte de pré-fabricados nesta matéria.
Leia matéria sobre pré-fabricados de concreto.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo