> > > Janelas e portas externas

REFERÊNCIAS /

Janelas e portas externas

Janelas e portas externas, sejam elas de empreendimentos residenciais, comerciais, corporativos ou industriais, revelam o estilo do projeto arquitetônico e dão as boas vindas a quem chega ao local. Como ficam do lado de fora da edificação, sujeitas a intempéries, precisam ser resistentes. Assim, madeira, ferro e aço costumam ser os materiais mais usados. Ultimamente, portas com altas tecnologias têm substituído as portas simples, que são abertas e fechadas manualmente.

Além da resistência, outra característica bastante desejada é a segurança, ou seja, uma porta externa precisa ser robusta (o que não impede que seja leve) e antiarrombamento. Tudo isso, claro, sem deixar de ser esteticamente atraente. Um recurso de segurança presente em modelos atuais são os limitadores de abertura. Eles substituem a corrente e possibilitam que objetos sejam entregues sem a abertura total da porta. O bom e velho olho mágico também é um item importante em portas externas, podendo ser tradicional ou digital.

Além de funcionais, portas voltadas para a rua podem se transformar em um mural colorido, deixando a construção cheia de personalidade. Inspire-se no projeto Arte Portas Abertas, realizado na cidade de Funchal, em Portugal.

Porta de enrolar automática

Esse modelo de porta externa pode ser usado tanto em casas, quanto em estabelecimentos comerciais e indústrias. Moderno, ele é fabricado com chapas de aço 100% galvanizadas e recebe pintura eletrostática como acabamento.

Em residências, é uma solução prática para garagens, principalmente, quando a entrada é pouco larga. O produto possui guias laterais que podem ficar ocultas atrás de colunas e permite a abertura total do vão, facilitando, assim, a entrada de automóveis.

Em comércio, principalmente de rua, a porta de entrada de enrolar garante segurança aos proprietários e funcionários, já que pode ser aberta e fechada à distância com controle remoto, além de ser difícil de arrombar. Já em indústrias, costuma ser usada em grandes aberturas, podendo ter até 15 m de comprimento.

Porta antipânico

Esse tipo de porta é indicado para locais com tráfego intenso de pessoas, como shoppings, hospitais e bancos, pois garantem segurança em situações de emergência. Dispositivos automáticos de última geração possibilitam que o local seja evacuado rapidamente. As folhas móveis e fixas podem ser abertas à distância por meio de acionamento automático ou tocando a folha e empurrando-a para fora.

A grande vantagem das portas externas antipânico é que possuem bateria de longa duração, portanto, não dependem de energia elétrica. Além disso, a velocidade da abertura pode ser programada.

Veja também referências de fachadas de casas.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo