> > > Pergolados

REFERÊNCIAS /

Pergolados

Pergolados são estruturas geralmente usadas para deixar jardins e áreas externas mais charmosas e aconchegantes. Também conhecidos como pérgolas, eles podem ser feitos com diversos materiais e apresentar estilos e usos variados. Alguns embelezam entradas e áreas de estacionamento, enquanto outros recebem plantas e apresentam-se como varandas e espaços de descanso à beira de piscinas.

Veja as fotos do nosso acervo e se inspire!

De origem italiana (pérgula), a palavra pérgola significa abrigo ou passeio, e foi a partir dessa ideia que surgiram as românticas estruturas, em geral de aparência rústica, usadas em áreas de lazer e jardins. Os pergolados integram o paisagismo e oferecem sombra, obtida muitas vezes por plantas trepadeiras, flores e frutos que preenchem o teto.

Os elementos são constituídos de uma base, quatro ou mais pilares, e uma cobertura, formando estruturas parecidas com ‘cabanas’, mas abertas.

Destaque no projeto paisagístico

A estrutura dos pergolados pode ser feita com diferentes materiais, como travessas ou pilares de madeira ou pedra, bambu, concreto, vigas e cabos de aço, e deve seguir o estilo arquitetônico do conjunto da obra. Sua base, que normalmente é uma extensão da área ajardinada, pode ser formada com terra batida, pedras ou gramas.

Nos jardins e piscinas de ambientes residenciais ou hospitaleiros – sejam eles de casas, hotéis ou condomínios –, é interessante implantar esses elementos com peças de bancos, redes e espreguiçadeiras para sombrear e servir de descanso.

Opções para cobrir

O tamanho de um pergolado pode variar de acordo com o tamanho da área disponível. Sua cobertura é geralmente fechada em policarbonato ou vidro – opções com pouca eficiência térmica, mas de melhor custo-benefício.

Uma opção diferenciada e esteticamente mais atraente é o fechamento com plantas. A implantação exige uma cobertura de laje com profundidade mínima de 15 cm, e sua irrigação deve ser feita com tubos de água, por meio de aspersores.

Vigas de madeira também podem fechar esses espaços, trazendo luz natural através das frestas.

Quer saber mais? Leia a matéria completa no Portal AECweb.

Veja também: referências de jardins internos e jardins externos

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo