> > > Pilotis

REFERÊNCIAS /

Pilotis

Há alguns anos, os pilotis – pilares estruturais que sustentam uma edificação – voltaram a fazer parte de projetos arquitetônicos de casas, edifícios, museus, escolas, parques e restaurantes, agregando a eles um ar contemporâneo.

Veja fotos no nosso acervo!

Os pilotis são construídos com a função de sustentar uma estrutura, mas acabam deixando a obra mais leve – ao afastá-la do solo –, e bonita, já que o arquiteto pode ser bastante criativo no uso do recurso.

Com essa solução modernista, cria-se uma plataforma sustentada por colunas construídas em pontos específicos e se obtém um grande vão livre no andar térreo, que pode ser usado como área de convivência, garagem ou salão de festas. No entanto, como esse tipo de pilar encarece o valor de uma obra, ele é usado apenas em construções especiais.

Materiais

De concreto ou metálico, os pilares podem ser circulares (os mais tradicionais), elípticos, quadrados, em V, inclinados, assimétricos, com vãos entre eles, ou até agrupados de um lado.

Para tornar o projeto mais belo, o concreto aparente – muito comum nas décadas de 60 e 70 – tem sido substituído por revestimentos como mosaicos e pedras.

Terrenos irregulares

Os pilotis facilitam a construção em terrenos inclinados e irregulares sem que eles precisem ser nivelados, inclusive sobre a água. Além de ser vantajoso para o construtor, também o é para o meio ambiente, já que a área não precisa de intervenção. Assim, é uma ótima opção para edificações localizadas em meio à mata nativa ou cercadas de árvores.

Os pilares também reduzem a preocupação com a umidade, pois a casa fica elevada, longe do solo. O afastamento do solo evita a entrada de animais e insetos.

Integração

Outra particularidade dos pilotis é que eles promovem a integração de ambientes. Em casas, por exemplo, a sala pode se expandir até a varanda ou terraço, dando a impressão de que são um ambiente só. Já em prédios, a portaria pode ficar no térreo, e o vão livre criado pelas estruturas pode ser usado para a circulação de pessoas ou como área social.

Quer saber mais? Leia matéria completa no AECweb. Veja também: Fachadas de casas e Fachadas de edifícios.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo