> > > Salas de estar

REFERÊNCIAS /

Salas de estar

Salas de estar são espaços de lazer e entretenimento dentro de casas e apartamentos. O ambiente é aproveitado para realização de diversas atividades, como ler livros, assistir TV, ouvir músicas ou apenas para papear com amigos e familiares.

A projeção de uma sala de estar confortável deve conciliar o uso que se pretende fazer dela com o espaço disponível, fatores que guiarão a disposição do layout para acomodar móveis, pessoas e, eventualmente, uma cozinha integrada. Confira nossa seleção de fotos e inspire-se!

Layout adequado

A média de usuários, sejam eles proprietários ou convidados da residência, deve ser considerada no momento de traçar as divisões e acessos da sala de estar. Dessa forma, é possível definir um layout que comporte melhor todos os frequentadores do espaço.

O ambiente também pode assumir função multiuso quando integrado com outros ambientes, como cozinhas, salas de jantar e escritórios – solução cada vez mais comum em residências com metragem quadrada reduzida.

Mobiliário

Também é necessário considerar os objetos que mobiliarão a sala de estar para estabelecer o projeto, como estantes, mesas, cadeiras, sofás, prateleiras, entre outros. A recomendação é que a escolha atenda à proporção espacial e ao uso.

Dessa forma, objetos menores e de múltiplas funções são mais indicados para espaços reduzidos, enquanto peças maiores são ideais para uma sala mais ampla. A disposição de um sofá em frete à TV é ideal para maratonas televisivas, assim como o arranjo de assentos em círculo sustenta longas horas de bate-papo.

O posicionamento dos móveis não pode gerar obstruções no ambiente, mas sim facilitar a circulação. Uma boa organização impede que as pessoas atravessem áreas de conversação, esbarrem umas nas outras ou fiquem apertadas, entre outros desconfortos.

Aspectos de decoração

A decoração proporciona unidade às salas de estar. Baseada em um ponto focal pré-definido, ela pode ser sintetizada em um elemento arquitetônico ou um objeto de interiores, como uma janela, uma lareira, uma escultura ou um quadro.

Além disso, a pintura de uma parede em cor viva também resolve a unicidade da sala, proporcionando contraste ao ambiente. Pares de mobílias são recomendados para criar maiores simetrias.

Iluminação

O projeto luminotécnico pode ditar o clima da sala de estar, transformando-a em um ambiente mais aconchegante, convidativo e intimista.

Além disso, as luminárias também interagem com o aproveitamento do espaço, como no caso de lustres em salas grandes e lâmpadas de parede em espaços menores. Trilhos de luzes podem ser utilizados para destacar uma decoração, como um quadro ou uma mesa.

Leia também sobre pisos usados em salas de estar: qual a melhor opção? E mais: referências sobre varandas e espaços gourmets.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo