> > > Fachadas de casas

REFERÊNCIAS /

Fachadas de casas

Divididas em frontal, posterior e laterais, as fachadas representam o visual externo do projeto. A frontal, também conhecida como ‘principal’, é a que a proporciona a primeira impressão; que dá a cara da casa.

Moderno, clássico ou pós-moderno – por meio das fachadas, é possível identificar o estilo arquitetônico do projeto. Além da estética, elas desempenham papel importante para a eficiência térmica e energética e podem separar ou integrar ambientes e espaços internos e externos.

Revestimentos

Uma casa no litoral certamente precisará de materiais resistentes à maresia. Já em grandes metrópoles – onde o nível de poluição é maior – é necessário projetar pensando na manutenção e optar por soluções que se comportem melhor às intempéries da cidade.

Diversos revestimentos podem ser empregados para resolver questões estéticas e técnicas das fachadas. O cimento queimado, por exemplo, agrega visual rústico e contemporâneo aos projetos – uma opção econômica, resistente e fácil de conservar.

A madeira, por sua vez, resiste a intempéries, é capaz de filtrar a luz solar e valoriza o projeto com a elegância do visual amadeirado.

É possível, também, revestir a fachada com PVC. Nesse caso, é necessário recorrer ao tipo siding, exclusivo para aplicações internas. Ele é composto por réguas de PVC, perfis e acessórios para acabamento — em geral, são aplicados junto a sistemas construtivos de steel frame e wood frame.

Eficiência energética

Existem uma série de recursos aplicáveis em fachadas para atender a questão da eficiência energética, como sistemas que isolam a radiação ou que abrem espaços para a ventilação natural invadir a casa.

Os brises, por exemplo, são ideais para fachadas direcionadas a quadrantes de maior insolação. Perfurados, eles filtram a entrada de luz, proporcionam iluminação natural e permitem que o ar entre. Também é possível isolar o calor da casa com sistemas de fachadas ventiladas — onde existe um vazio entre o revestimento e a estrutura.

Sistemas de automação para fachadas também são eficazes, pois comandam o fechamento automático de janelas e portas. Além disso, protegem a casa contra chuvas e ventos fortes. A dimensão das esquadrias e seus níveis de abertura proporcionam maior entrada de luz, vento e integram os espaços do projeto.

Em locais muito barulhentos, também é possível especificar esquadrias antirruídos. Geralmente fabricadas sob medida, podem isolar até 40 dB com caixilhos especiais.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo