> > > Banheiros

REFERÊNCIAS /

Banheiros

Os banheiros são ambientes extremamente importantes em casa, no escritório ou nos espaços públicos. Cada vez mais personalizados, são projetados para proporcionar conforto e relaxamento.

Enquanto os banheiros pequenos tiram partido de espelhos e móveis planejados – peças que priorizem a organização dos itens –, os grandes podem ser mais luxuosos e transformados em verdadeiras salas de banho. Veja as fotos do nosso acervo e se inspire!

Projetos de banheiros demandam revestimentos resistentes à umidade e de fácil manutenção. E a indústria fabricante vem desenvolvendo pastilhas, pedras, porcelanatos e cubas – oferecendo uma infinidade de opções.

Ainda assim, pisos frios como mármores e granitos figuram entre os prediletos. E cimento queimado, porcelanatos e azulejos são muito comuns.

As pastilhas também fazem parte dos revestimentos mais utilizados nos banheiros. Não à toa – são resistentes à água (absorção de 0%), e têm fácil manutenção. A maioria dos modelos não precisa ser rejuntada pois a própria argamassa funciona como rejunte. O único cuidado – e essencial para evitar seu destacamento – é a especificação da argamassa correta.

Acessibilidade

O banheiro acessível deve ter porta com 80 cm de largura, no mínimo, mas, preferencialmente, com 90 cm, para a passagem da cadeira de rodas. O piso tem que ser nivelado, sem degraus.

Barras de apoio são indispensáveis e a altura da pia deve ser de 0,80 m do piso, respeitando uma altura livre de 0,70 m para o usuário colocar os joelhos. Recomenda-se que as maçanetas das portas sejam de alavanca e, as torneiras, instaladas ao alcance do braço do usuário.

Luz

Banheiros com bancadas extensas e luz farta proporcionam conforto ao usuário. Grandes janelas envidraçadas ou claraboias podem ser utilizadas para proporcionar a entrada de luz natural. Além disso, deve ser feito um estudo luminotécnico criando pontos precisos de luz e sombra.

Chuveiros

Não basta acertar no revestimento, na luz e errar no banho. É preciso considerar a pressão da água que chega e especificar o chuveiro adequado. Para isso, avalie a pressão, a vazão e a temperatura que o sistema oferece. Devem ser respeitadas, ainda, a NBR 5626 – sistemas prediais de água fria – e as exigências dos fabricantes de chuveiros quanto à pressão mínima necessária no ponto de utilização.

Luxo

Dentre os lançamentos da indústria, soluções tecnológicas, metais sanitários assinados por designers renomados, e automação ganham espaço. Chuveiros são sincronizados com o smartphone via Bluetooth e podem ter cromoterapia, com leds coloridos de alta performance acionados por controle remoto.

As banheiras, por sua vez, podem ser programadas pelo celular para ligar em determinado horário, com a temperatura pré-definida. Existe, inclusive, a hidromassagem vertical – que ocupa o espaço de um chuveiro comum e promete oferecer a mesma sensação de relaxamento que a versão horizontal.

Quer saber mais? Leia a matéria completa no Portal AECweb.
Veja também: Referências de bem-estar e spa. E os banheiros que levam o luxo a sério.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo