> > > Brises-soleils

REFERÊNCIAS /

Brises-soleils

Os brises-soleils estão predominantemente nas fachadas e são vistos como elementos decorativos, que conferem visual diferenciado a edifícios e residências.

Seu diferencial, entretanto, não está apenas na forma, como também em sua função. Eles controlam a incidência de luz e reduzem o calor nos ambientes internos, proporcionando eficiência energética aos empreendimentos.

Procurando um modelo para o seu projeto? Veja boas ideias de aplicação no nosso acervo!

No início do modernismo no Brasil, os modelos mais simples de brises – moldados em concreto ou argamassa – eram muito comuns. Seu uso passou a ser valorizado por caracterizar a arquitetura nacional, que teve forte impacto em âmbito internacional pela influência de nomes consagrados como Le Corbusier, Rino Levi, Oscar Niemeyer e outros, que não resistiram ao seu charme e funcionalidade. Certo tempo depois a solução perdeu espaço, mas há alguns anos ganhou destaque novamente e vem roubando a cena em projetos arquitetônicos do mundo todo.

Modelos para todos os gostos

Os brises podem ter lâminas verticais, horizontais ou mistas com acabamento liso ou perfurado: o que define a forma e seus detalhes é a premissa do projeto e o objetivo de sua utilização – seja ele a estética ou a melhor climatização. Fixos ou móveis – eles também podem ser escolhidos por sua mobilidade.

A versatilidade também aparece nos materiais. Aço, concreto, tela, vidro, madeira, policarbonato, painéis prismáticos ou fotovoltaicos... O mercado já oferece, inclusive, modelos com plantas trepadeiras que criam verdadeiros microclimas...

Para especificar os brises verdes são necessários alguns cuidados especiais: deve haver um ponto de água na fachada, e é necessário deixar um acesso para viabilizar a manutenção no sistema de irrigação.

Sustentabilidade

Os brises geram composições e cenários diversos que brincam com os efeitos de luz e sombra. Como garantem a passagem da luz e da ventilação, seu uso colabora para o desempenho térmico e luminoso dos selos AQUA e LEED de sustentabilidade.

Especificação

Ao optar por essa solução, é necessário definir os requisitos do projeto, como a área de abertura a ser protegida e a quantidade de placas que serão utilizadas no fechamento. A estrutura da edificação precisa ser compatível com o tipo de material escolhido nos elementos.

Quer saber mais? Leia a matéria completa no Portal AECweb.

Confira também as vantagens dos brises verdes.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo