> > > Claraboias e domus

REFERÊNCIAS /

Claraboias e domus

Claraboias e Domus são aberturas extremamente importantes na arquitetura, capazes de iluminar até oito vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho. Além de proporcionarem bem-estar, ajudam a preservar o meio ambiente, à medida que propiciam iluminação e ventilação naturais para dentro de uma edificação, gerando conforto térmico e economia.

Veja em nosso acervo projetos que utilizaram esses recursos arquitetônicos e se inspire!

Estruturas sustentáveis e com funções similares, as claraboias e os domus podem melhorar substancialmente um ambiente escuro e pouco atrativo, a exemplo de cômodos estreitos que não comportam uma janela ou área da casa que não recebe sol.

Funções

Uma das principais funções desses elementos é iluminar o interior de uma edificação. Para qualquer projeto arquitetônico, seja ele residencial, comercial, corporativo ou industrial, isso é essencial, pois a luz traz vida aos ambientes e ajuda a revelar detalhes dos espaços ao longo do dia.

Além de iluminar, as claraboias e os domus trazem outra vantagem: a ventilação natural. As aberturas promovem uma ventilação mais eficiente, formando uma corrente de ar constante. O uso adequado dessas soluções mantém a qualidade interna do ar e ajuda a reduzir gastos com energia. Ventilação cruzada e torre de vento são os tipos de ventilação mais comuns obtidos por meio desses elementos.

Tipos e formatos

Claraboias, domus, átrios, sheds ou lanternins são os nomes utilizados para definir os tipos de abertura de luz e de ar. Eles possuem aparência leve e contemporânea, podendo ser usados por razões estéticas ou quando a entrada de luz através de janelas não é suficiente.

Os modelos variam. Existem as claraboias fixas, que permitem a entrada de luz em um único aposento. Há também as estruturas ventiladas, que podem ser controladas de forma manual ou automática e usadas para regular a temperatura da casa. As tubulares são normalmente utilizadas em corredores estreitos e captam a luz através de um tubo projetado para fora do telhado. Há, também, modelos em formato de cúpulas envidraçadas, ligadas no teto ou no alto de uma parede.

Materiais utilizados

Existem vários materiais que podem ser utilizados na confecção de claraboias e domus. Normalmente esses elementos são cobertos por caixilhos, fibras de vidro, vidros sintéticos que são resistentes a impactos, vidros laminados ou de acrílico.

As claraboias de vidro são normalmente especificadas por projetistas ou arquitetos. Já as de policarbonato podem ser compradas em lojas de material de construção, com formatos definidos. As estruturas de acrílico também são vendidas em formatos já prontos, mas geralmente são mais coloridas.

Quer saber mais? Leia matéria sobre Domus no portal AECweb. E mais: Maior domus de vão livre do mundo fica em estádio em Cingapura

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo