> > > Santuário Santa Paulina

Santuário Santa Paulina

Santuário Santa Paulina
A arquitetura do Santuário Santa Paulina preza pela simplicidade, sem deixar de lado questões técnicas fundamentais, como conforto térmico e acústico Foto/Imagem:Paulo Henrique Herwig

Formas singelas

Criar um espaço de oração e fé foi o objetivo de Paulo Henrique Herwig, do escritório HS Arquitetos, ao desenvolver o projeto arquitetônico do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC).

A ideia era trazer uma arquitetura diferenciada em relação à forma e à volumetria sem comprometer questões técnicas como iluminação e ventilação natural. Outro objetivo dos arquitetos foi propiciar uma estrutura de manutenção simples e econômica.

A construção do santuário teve como base a vida de Santa Paulina: simples e humilde, mas com valores sólidos e puros. Herwig explica que, na arquitetura, essas questões influenciaram as formas e as volumetrias, por exemplo, no volume em duas águas e no formato curvo da cobertura. A solidez e a pureza são reveladas pelos materiais, como o concreto aparente.

Vidro predominante

A fachada frontal do Santuário Santa Paulina é a que mais representa a concepção do projeto, pois assemelha-se a duas mãos em prece. A curva ascendente da cobertura, potencializada pela iluminação natural, remete à busca da fé e da espiritualidade.

Todas as fachadas são predominantemente revestidas com vidro. Somente a dos fundos que recebeu acabamento em concreto, para evitar a incidência do sol. Nela foram inseridos dois vitrais naturais e sem cor trabalhados em bisotê e jateamento.

“Com este trabalho conseguimos direcionar a luz natural apenas para o altar dando um efeito natural único. O desenho trabalhado em bisotê representa o trigo e o desenho jateado, o vinho”, conta o arquiteto.

A ventilação natural do Santuário Santa Paulina é proporcionada pela cobertura zenital com venezianas fixas. O ar frio entra pelas laterais do prédio e o ar quente, mais leve, sai de forma natural por ela.

Eficiência térmica

A iluminação natural é obtida através da cobertura zenital, revestida com vidro duplo laminado e uma película opaca que facilita a incidência da luz indireta. As fachadas laterais e a frontal, também envidraçadas, auxiliam na luminosidade natural. “Nas entradas naturais, utilizamos a película translúcida”, fala Herwig.

Eficiência térmica e acústica

Telhas contínuas, tipo sanduíche, foram usadas com duas camadas de isolamento para ajudar no tratamento acústico Foto: Paulo Henrique Herwig

Para proporcionar conforto térmico e acústico, todas as alvenarias são duplas e executadas em bloco de concreto aparente, do tipo liso e canelado. De baixa manutenção, esse material faz a parte de vedação e evita o reboco e a pintura.

Para Herwig, o tratamento acústico foi uma das soluções mais interessantes do projeto do Santuário Santa Paulina. “Utilizamos telhas contínuas, tipo sanduíche, com duas camadas de isolamento. A primeira é uma projeção de lã de rocha que controla a temperatura da telha no verão e ameniza o barulho da chuva”, disse.

Já a segunda camada recebeu isolamento de lã de rocha ensacada sobre a telha contínua do forro, que por sua vez é microperfurada para absorver o som proveniente do interior do santuário, evitando eco.

A disposição dos blocos de concreto e da geometria das alvenarias no fundo da nave central, bem como a alvenaria curva no presbitério, são elementos que controlam a acústica. “Por norma, tínhamos de chegar a um Tempo de Reverberação Ótimo (TRI) para Igrejas de 2,4. Nosso projeto foi tratado acusticamente para um TRI de Auditório, 1,4, mais focado na oratória”, conclui o arquiteto.

Escritório

HS Arquitetos2 projeto(s)

Local: SC,Brasil
Início do projeto: 2003
Conclusão da obra: 2006
Área do terreno: 300.000
Área construída: 9.061

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo