> > > Pavilhão Maracanã

Pavilhão Maracanã

Pavilhão Maracanã
O Pavilhão Maracanã foi projetado pelo escritório PAX.ARQ para ser um espaço comercial temporário Foto/Imagem:Divulgação PAX.ARQ

Brises que encantam

Projetado em 2014 no bairro paulistano da Vila Ipojuca para ser um espaço comercial temporário, o Pavilhão Maracanã estabelece uma relação visual efetiva entre o exterior e o interior através da transparência de sua fachada.

Responsável pelo projeto arquitetônico, o escritório PAX.ARQ buscou aliar funcionalidade e estética, driblando questões como a incidência solar constante. De acordo com os arquitetos Paula Sertório e Victor Paixão, foi dessa dificuldade que nasceu a ideia dos brises-soleils de madeira que caracterizam a fachada.

Estrutura requintada

A grande caixa estruturada de alumínio possui cobertura plana e grandes planos de vidro, que favorecem a tão desejada integração visual.

A superfície amadeirada que envolve a fachada internamente não só resolve o problema da incidência solar, como também traz requinte ao Pavilhão Maracanã.

Pavilhão Maracanã - Brises que encantam
Os brises-soleils são o destaque do pavilhãoFoto: Divulgação PAX.ARQ

“Versátil, a madeira revelou um grande potencial. Utilizada em sequência, ela é capaz de conformar o limite efêmero entre o exterior e o interior do projeto”, contam os arquitetos.

O processo produtivo completamente digitalizado possibilitou reduzir custos e tempo de trabalho, a exemplo da produção dos brises, cujas curvaturas foram definidas algoritmicamente no intuito de aperfeiçoar o corte e o material utilizado, eliminando desperdícios.

Livre e iluminado

Prezando pela iluminação natural, o projeto luminotécnico do Pavilhão Maracanã recebe luz solar durante o dia, já que a fachada é revestida por vidros, gerando economia energética. O interior é um livre de barreiras, com layout livre e claro.

Fornecedores desta obra

Escritório

PAX.ARQ9 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 142

Tipo de obra:
Showroom
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo