> > > Grotto Sauna

Grotto Sauna

Grotto Sauna
Com estrutura sustentável e superfícies curvilíneas de madeira, a sauna foi instalada onde se avista um dos entardeceres mais bonitos do mundo Foto/Imagem:Divulgação Partisans

Santuário em meio às rochas

Situada em uma ilha da Baía Georgiana, no estado canadense de Ontário, a sauna Grotto é resultado da junção do artesanato antigo com soluções construtivas sustentáveis tão presentes nos dias de hoje. O espaço esculpido – desenhado com softwares altamente tecnológicos e implantado com construção sofisticada – oferece uma experiência sensorial única.

Na medida em que o objetivo era contar uma história arquitetônica de fuga e refúgio, a construção tomou forma para transportar os visitantes para uma espécie de 'santuário de outro mundo' Equipe Partisans

Inspirado em uma caverna secreta da Itália, o projeto arquitetônico idealizado pelo escritório canadense Partisans presta homenagem às extremidades da paisagem do norte de Ontário. “Na medida em que o objetivo era contar uma história arquitetônica de fuga e refúgio, a construção tomou forma para transportar os visitantes para uma espécie de ‘santuário de outro mundo’”, contam os arquitetos responsáveis pela obra.

Eles explicam que o maior desafio foi a construção de uma estrutura livre em um lugar inóspito, essencialmente composto por uma formação rochosa histórica em grande escala. “Compreender a rocha antiga, que oferece uma vista panorâmica do horizonte, foi o primeiro passo para a arquitetura. Como a National Geographic classificou o pôr do sol nesse local como um dos melhores do mundo, estávamos determinados a preservar e valorizar essa experiência. Por fim, uma gruta foi a inspiração para o design final da sauna Grotto”, destacam.

Sustentável e ambiciosa

A gruta é uma estrutura altamente sustentável. Sua projeção estabeleceu uma metodologia de sucesso para lidar com os desafios da construção de uma arquitetura ambiciosa em regiões remotas e ambientalmente sensíveis. Uma varredura digital foi feita para criar um modelo 3D de alta precisão, que analisasse e posicionasse a estrutura com o mínimo impacto local possível.

Graças às suas propriedades específicas, a madeira foi eleita como o material predominante. Para alcançar a forma desejada nas superfícies, um processo tecnológico minucioso averiguou as propriedades do material e os métodos para alcançar formas curvas. Assim, criou-se a ilusão de que o interior foi esculpido em um único material sólido.

Grotto Sauna - Santuário em meio às rochas
O maior desafio foi instalar a estrutura livre em um lugar inóspito, composto por uma formação rochosa histórica em grande escala Foto: Divulgação Partisans

Utilizou-se também o isolamento do edifício, não só para proteger os seus componentes de aquecimento ou arrefecimento muito rápido, mas também para torná-lo mais eficiente energeticamente. O tipo específico de madeira – o cedro – foi selecionado com base em uma série de fatores, tais como resistência à podridão, aroma, cor, fontes locais e qualidade.

Eficiência térmica e energética

Por ter estrutura livre, sem apoios, a Grotto conta com dois fornos de alto desempenho que garantem o aumento e o controle da eficiência térmica. Para que a construção “respire” e se evite o apodrecimento ou mofo na estrutura, há aberturas e ventiladores. O resto dos sistemas foram baseados no conceito de fluxo de ar controlado.

As janelas da sauna são feitas de vidro temperado duplo e triplo de alta eficiência, que garantem grande economia de energia e durabilidade.

A estrutura interna do edifício é hermeticamente fechada com uma camada de folha de alumínio aderida a todas as superfícies internas, criando um espaço repleto de ar por convecção entre os painéis de madeira e o ambiente interno. “Isso permite a expansão e a contração uniforme da madeira. O espaço atrás dos painéis de madeira cria correntes de convecção que permitem que a pele respire através dos poros de ventilação esculpidos em assentos e nas costuras dos painéis de cedro”, destaca a equipe.

Escritório

Partisans2 projeto(s)

Local: ON, Canadá
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 800

Tipo de obra:
Spas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo