> > > Apartamento Ibirapuera

Apartamento Ibirapuera

Apartamento Ibirapuera
Cada canto e mobiliário do Apartamento Ibirapuera traduz a originalidade concebida sob medida pelo escritório FCstudio Foto/Imagem:Pedro Kok

Design particular

O projeto de interiores do Apartamento Ibirapuera, localizado próximo ao famoso parque paulistano que inspirou seu nome, foi desenvolvido em 2014 pelo escritório FCstudio seguindo fielmente o desejo dos moradores. “Uma bela vista para o parque urbano próximo, arquitetado por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, e uma grande integração entre as áreas internas”, resume o arquiteto Flavio Castro.

Levando em consideração o contexto, as redondezas e a idealização dos proprietários, o projeto uniu e traduziu tudo isso em seu design com originalidade – as peças foram feitas sob medida – e sustentabilidade – com mobiliário certificado.

Integração espacial

A planta original do Apartamento Ibirapuera contemplava um grande terraço, mas este seria pouco utilizado pela família, pois, como se encontra no 20º andar, é alvo de forte ventania. “Assim, decidimos ampliar a sala, deixando os espaços internos mais proporcionados ao estilo de vida deles, e todos unidos”, explica Castro.

As salas integradas formam um grande acervo com o mobiliário escolhido ou desenvolvido pelo próprio FCstudio. A cromática, as dimensões e a linguagem de cada peça do projeto são a base para essa união espacial e foram escolhidas com cuidado para que a atmosfera transmitisse conforto, funcionalidade, informalidade e intimidade.

“A busca pela integração foi constante, e o principal desafio foi controlar todas as condicionantes sem que a identidade da proposta contemporânea fosse perdida durante o processo de execução”, observa, ainda, Castro.

Apartamento Ibirapuera - Design particular
O pedido especial dos moradores foi a grande integração entre as áreas internas, seguido à risca pelo escritório FCstudioFoto: Pedro Kok

Mobiliário especifico

O design de cada peça dialoga um com o outro e contribui para uma espacialidade contemporânea de possibilidades. Por exemplo, o Banco Anel e o Painel Volpi foram peças criadas pelo escritório de arquitetura especificamente para o apartamento.

Também projetada e executada pelo FCstudio, a estante horizontal em madeira nogueira e pau-ferro tem diferentes alturas, espessuras e apoios, pois se transforma conforme a necessidade do uso dos moradores, além de promover a integração social pedida por eles. “Essa estante identifica a sala de TV e expande o espaço”, diz o arquiteto.

A sala de almoço é delimitada apenas por uma adega, que se junta à sala de jantar. A área de convivência externa se integra ao restante do apartamento através de portas deslizantes e condensa todas as funções em apenas um móvel: a mesa de pedra e madeira. “Para degustação dos vinhos, criamos a sala de estar composta por quatro poltronas baixas próximas ao chão, para aumentar a sensação de aconchego”, enfatiza Castro.

Outra particularidade relevante do Apartamento Ibirapuera foi a transformação de uma suíte em um escritório e terraço para leitura. O arquiteto revelou a paixão dos filhos pelos livros e usou isso a seu favor, para inovar. “Criamos um escritório com muitas estantes, mesa de estudo e um terraço para leitura, que também aproveita a vista para o parque. Foi uma mudança que adequou o espaço original a uma individualidade da família”, conclui.

Escritório

FCstudio11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 462
Área construída: 202

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo