> > > Sede Studio Alencar

Sede Studio Alencar

Sede Studio Alencar
Seguindo a arquitetura industrial contemporânea, os arquitetos Nicholas Alencar e Fernanda Rabello tiveram a oportunidade de projetar o próprio local de trabalho Foto/Imagem:Alexandre Zelinski

Estilo nova-iorquino

“Desde o início, tivemos a ambição de criar um espaço inspirador, no qual pudéssemos nos sentir confortáveis, tanto pelo design quanto pelo layout”, declaram os arquitetos Nicholas Alencar e Fernanda Rabello sobre o projeto de interiores que desenvolveram para o próprio escritório de arquitetura em 2016, a Sede do Studio Alencar.

Depois de passarem uma temporada em Nova York, os sócios voltaram inspirados pelos restaurantes e espaços estilosos da cidade norte-americana cosmopolita por excelência. Lá, notaram sistemas de iluminação e de ar-condicionado diferenciados e uma atmosfera das cores atualíssima. Decidiram, assim, aplicar esses conceitos ao seu ambiente de trabalho.

Layout integrado

Compacto, o espaço de 48 m² possui relevantes vantagens construtivas, como o piso elevado, o pé-direito alto e uma infraestrutura de qualidade, além de atenderem a duas demandas importantes: atendimento ao cliente com acesso fácil às amostras e um ambiente democrático e confortável para a equipe.

A solução do layout veio do desejo de integrar todos os colaboradores. “Criamos uma sinergia importante, que, mesmo em pouco tempo, demonstra resultado positivo acima das expectativas”, mencionam Alencar e Rabello.

Contemporâneo e industrial

Os elementos mantidos da obra, como o concreto do teto, os pilares e as vigas, reforçam o conceito industrial, assim como as tubulações aparentes e luzes intimistas, mas sem abrir mão de alguns detalhes modernos.

Os arquitetos assinaram toda a linguagem contemporânea aplicada ao projeto, do desenho dos móveis ao das luminárias. “Acreditamos demais na iluminação e do poder que ela tem, por isso projetamos todos os detalhes, do posicionamento à execução. As luminárias com certeza fazem toda a diferença”, revelam.

Sede Studio Alencar - Estilo nova-iorquino
O escritório seguiu duas demandas para compor o projeto: atendimento ao cliente com acesso fácil às amostras e um ambiente democrático e confortável para a equipeFoto: Alexandre Zelinski

O conceito industrial também pode ser notado nos interruptores, nas lâmpadas filamentadas e nas cores sóbrias de todo o ambiente.

Parte da decoração descolada do escritório vem do acervo pessoal das viagens dos arquitetos. Os quadros, por exemplo, são fotos tiradas pelo arquiteto Nicholas Alencar na cidade de Nova York.

Automação

O projeto conta com uma ampla rede de transmissão de dados. Segundo os sócios, esse é o ponto alto do sistema de som ambiente que, além do uso no dia a dia, serve para divertir a equipe durante as festas realizadas após o horário de trabalho.

Materiais e revestimentos

A parte funcional – copa, depósito, impressoras e outros – está localizada em um armário alto, com portas de correr fabricadas em chapa metálica perfurada, que fica na entrada do escritório.

Já a mesa de reuniões é estruturada com perfis metálicos fixados na parede por trás do painel, permitindo que ela esteja em balanço. Uma das paredes foi revestida com tijolos de demolição pintados de branco para harmonizar com as outras cores sóbrias.

A maior dificuldade enfrentada pelo escritório foi a execução das divisórias de vidros duplos, feitas de madeira escurecida e com um sistema complexo de encaixe. Isso levou um pouco mais de tempo que o esperado para a execução. “Mas tínhamos certeza de que, depois de pronta, seria um dos pontos fortes do projeto”, enfatizam os arquitetos.

A sala de atendimento também incorpora um estilo mais funcional. Os encaixes para os vidros duplos das divisórias colaboraram para um melhor isolamento acústico e para dar mais conforto a esse cômodo, que dá as boas-vindas aos visitantes do Studio Alencar.

Fornecedores desta obra

Escritório

Studio Alencar - Arquitetura & Interiores1 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 48

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo