> > > Casa do Jardim Vertical

Casa do Jardim Vertical

Casa do Jardim Vertical
Terreno íngreme orientou a concepção da Casa do Jardim Vertical – projeto assinado pelo escritório Ana Paula e Sanderson – em três níveis, os quais são ocupados por garagem, térreo e pavimento superior Foto/Imagem:Munir Al Rubaie

Paisagismo e estética

O terreno íngreme orientou a concepção do partido em três níveis, os quais são ocupados por garagem, térreo e pavimento superior. Tal configuração também condicionou a execução de um grande muro que toma por completo a extensão do programa estrutural, tornando-se o elemento central do projeto, a partir do momento em que recebe o revestimento de um jardim vertical.

"A vegetação proporcionou ganhos paisagísticos e estéticos. Mais do que ‘quebrar’ a altura do muro, foi uma excelente alternativa para trazer relevantes benefícios ambientais e climáticos, em escala residencial e urbana, pois quanto maior a superfície coberta, maiores também são os ganhos”, conta a arquiteta Natiara Reis, do escritório Ana Paula e Sanderson Arquitetura.

O jardim vertical estende-se ao longo da piscina, assegurando o conforto visual e térmico à área de lazer, à varanda e ao deck. Para tanto, foram utilizadas plantas como o liríope, lambari-roxo, aspargo-pluma e outras, que se destacam na residência, em Goiânia.

Madeira em contraste com outros materiais

Outros detalhes arquitetônicos da casa são os painéis, portões e brises em réguas de madeira, que valorizam a fachada e proporcionam um ar de sofisticação rústica, além de possuírem excelentes propriedades funcionais e versáteis. A madeira também foi aproveitada no deck, nos pisos dos quartos e móveis.

“Há um interessante contraste entre outros materiais aplicados como pedras naturais e vidro. O concreto armado, por exemplo, foi explorado na estrutura, assim como os componentes metálicos e os detalhes em madeira, para aumentar a sensação de aconchego na residência”, reforça a arquiteta.

Integração de espaços

O primeiro nível da casa foi projetado com a garagem e o depósito. Já no térreo estão locados os ambientes sociais, como salas de estar e jantar, home theater, lavabo, varanda, deck e piscina, além das áreas funcionais – cozinha, área de serviço e banho. O terceiro nível recebe o estar íntimo, escritório e as suítes. O conjunto engloba cuidadoso projeto de ar condicionado, áudio e vídeo e automação.

“O que chama a atenção é a busca pela permeabilidade de todos os espaços sociais da residência. As salas de estar e jantar e o home theater estão separados da grande varanda apenas por portas de vidro e alumínio, o que proporciona também evidente integração visual, mesmo com as portas fechadas”, ressalta.

Escritório

Ana Paula e Sanderson Arquitetura13 projeto(s)

Local: GO, Brasil
Conclusão da obra: 2008
Área construída: 504

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo