> > > Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos
Implantado num dos últimos grandes vazios urbanos de São Paulo, o parque foi projetado tomando partido de um grande bosque biodiversificado com várias espécies de árvores e vegetação Foto/Imagem:Divulgação Decio Tozzi

Um Parque Cultural

Um parque urbano de conceito contemporâneo e que fosse além de um lugar destinado a passeios e à prática de exercícios físicos. Foi assim que nasceu às margens do rio Pinheiros o paulistano Parque Villa-Lobos, desenhado por Decio Tozzi – arquiteto do escritório de mesmo nome.

“Propusemos um parque temático musical, moderno e que tivesse muito mais do que áreas verdes, mas também equipamentos destinados ao sensível conhecimento da música como uma homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos”, explica Tozzi.

Planejamento físico

Implantado num dos últimos grandes vazios urbanos de São Paulo, o parque foi projetado tomando partido de um grande bosque biodiversificado com várias espécies de árvores e vegetação, além de gramados para uso livre dos frequentadores. “Bem no centro criei uma área envolvida por renques de palmeiras formada por pequenas praças com estares e áreas de sombra, trazendo o significado do paisagismo característico das praças e jardins urbanos das cidades brasileiras”, conta o arquiteto.

Há, também, uma faixa exclusiva para ciclovia separada dos espaços para caminhadas e corridas, que percorre toda a periferia do parque e organiza o fluxo para a prática de exercícios. Nas áreas leste e oeste estão os estacionamentos.

Área cultural

Ainda na parte central fica a área destinada à cultura criada por Decio, constituída pela Esplanada de Acesso, Ilha Musical com auditório ao ar livre e outros grandes espaços de convívio. “No Passeio Uirapuru implantamos o Centro de Convivência Musical, uma área pensada para ensinar música e dança. Junto está o Espaço Iconográfico, um ambiente próprio para mostrar a arquitetura e urbanismo da cidade”, diz.

Escritório

Decio Tozzi14 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 1990
Área do terreno: 754.000

Tipo de obra:
Praças e parques
Tipologia:
Urbanismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo