> > > Casa Tabatinga

Casa Tabatinga

Casa Tabatinga
Conseguir o máximo de aproveitamento da paisagem foi o principal objetivo do projeto da Casa Tabatinga, assinado pelo escritório Tammaro Arquitetura Foto/Imagem:Inês Antich

Bem próxima ao mar

Com 1.200 metros quadrados de área construída, a Casa Tabatinga está localizada em frente ao mar de Caraguatatuba (SP) e apresenta uma arquitetura moderna e sofisticada. Seu projeto foi idealizado pelo escritório paulistano Tammaro Arquitetura, que priorizou a criação de espaços integrados, amplos e funcionais, com muita luminosidade.

Desafios do terreno

Segundo a arquiteta Selma Tammaro, aproveitar ao máximo a vista para o mar acabou se tornando o maior desafio a ser enfrentado, em função das características do terreno. “A forma como ele está disposto dificultou o aproveitamento da paisagem. Nossa solução foi ‘virar’ a casa de forma que alcançássemos esse objetivo. Durante a construção, muitos duvidaram que a casa teria o resultado final alcançado", conta.

Além disso, os arquitetos tiveram de lidar com um lençol freático muito alto e com a complexidade da construção de um subsolo para mais de 12 carros.

Materiais e fachada

Predominaram na construção da Casa Tabatinga materiais como concreto, usado na estrutura, alumínio, vidros, porcelanato, mármore e granito. “Fizemos a fachada em tons de branco com detalhes em marrom e usamos uma textura que imita pedra, com cristais que remetem à areia do mar”, lembra arquiteta.

Ambientes integrados

A residência de veraneio tem todos os seus ambientes integrados, como sala de estar, sala de jantar, varandas, espaços gourmet, entre outros. O mesmo vale para o salão de jogos, que abriga uma mesa de bilhar de estimação do proprietário.

O mobiliário escolhido para o projeto de interiores da Casa Tabatinga é feito em madeira e alguns em tecido impermeável e resistente ao sol, apropriado para a região.

A área de lazer, com uma piscina em forma orgânica, convida ao descanso. Integrada a este espaço está academia da casa, que tem o mar à sua frente como elemento motivador.

Paisagismo e automação

O projeto de paisagismo procurou usar, nos jardins, espécies nativas que suportam bem as condições climáticas da região, além de plantas de fácil manutenção e de porte já razoável. “Por ser uma casa de praia e não de uso diário, foi feita apenas a automação de aparelhos do home e de iluminação, todos feitos em LED, pensando no uso sustentável”, relata Tammaro.

Escritório

Tammaro Arquitetura5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 1.600
Área construída: 1.200

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo