> > > Soho Brasília

Soho Brasília

Soho Brasília
Com o Lago Paranoá no seu horizonte, o restaurante Soho Brasília tem projeto robusto, assinado pelo escritório Sotero Arquitetos Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Majestoso como seu entorno

Com projeto arquitetônico robusto, o Soho Brasília dialoga com a paisagem na qual foi inserido. Localizado em Pontão do Lago Sul, em Brasília (DF), o restaurante está voltado para o vistoso Lago Paranoá, que pode ser livremente contemplado pelos clientes graças às grandes aberturas envidraçadas utilizadas nas fachadas.

O estabelecimento foi projetado pelo escritório Sotero Arquitetos, que buscou completa integração entre os espaços internos e externos e o máximo de possibilidades de contemplação do entorno.

Layout programado

Uma das dificuldades encontradas pelos arquitetos foi criar uma única pavimentação para a construção do Soho Brasília, que dispunha de um terreno de 206m². Toda a área de operação precisou ser organizada em apenas um bloco, para que então fosse possível aumentar o setor das mesas e formar a ampla área externa. “Escavamos um pavimento no subsolo, onde agora está localizada boa parte do programa do restaurante”, comenta Adriano Mascarenhas, fundador do escritório Sotero Arquitetos.

Construído em concreto armado, o Soho Brasília prioriza, acima de tudo, a paisagem. Prova disso é que tanto o salão principal, com pé-direito alto, quanto a varanda são voltados para o lago. Outra solução encontrada para deixar a vista o mais livre possível foi criar um bar rebaixado em relação aos clientes, com uma bancada que nada atrapalha a contemplação do entorno.

Design que encanta

Um dos diferenciais do projeto arquitetônico do restaurante é sua cobertura em estrutura metálica. Segundo Mascarenhas, a solução trouxe leveza para a construção, permitindo conexão com a paisagem.

A fachada toda em vidro possibilita não apenas maior contemplação do entorno, como também a entrada de luz natural e maior conforto térmico, que torna o ambiente mais agradável. Além disso, permite que a paisagem desempenhe um papel importante na decoração do restaurante.

Para o projeto de interiores do Soho Brasília, os arquitetos buscaram trazer um clima de informalidade, utilizando materiais naturais e tipicamente brasileiros. Também se destaca no projeto a utilização de concreto aparente, piso em concreto polido, aço e forro de madeira.

Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:

Restaurante Maremonti, escritório LAB Arquitetos

Restaurante Le Manjue Organique, escritório Flavia Machado Arquitetura

Restaurante Oiticica, escritório Rizoma Arquitetura

Escritório

Sotero Arquitetos9 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 206
Área construída: 520

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo