A escola foi implantada em um eixo perpendicular à rua, no sentido da paisagem, e está organizada em dois blocos articulados pela rampa, que estabelece o vínculo entre ambos | Foto/imagem: Carlos Kipnis

Procurou-se privilegiar um percurso e visuais decorrentes do movimento nesse espaço. As rampas se abrem para paisagens mais distantes, aproveitando-se da situação topográfica original | Foto/imagem: Carlos Kipnis

A perspectiva de projetar em um terreno no limite da cidade possibilitou ensaiar estratégias de ocupação e organização de espaço: um edifício espraiado e aberto para a paisagem | Foto/imagem: Carlos Kipnis

Da rampa também é possível desfrutar do espaço da quadra ou da praça coberta de atividades. Do outro lado volta-se para o bairro e para cidade, assim como para os espaços didáticos | Foto/imagem: Carlos Kipnis

A escola inserida no contexto urbano de limite, de um bairro periférico, acaba sendo referência e contribui para sua desejável organização | Foto/imagem: Carlos Kipnis

O bloco didático, na face norte, está implantado no alinhamento do terreno e abre-se para um bosque | Foto/imagem: Carlos Kipnis

Todas as salas de aula desfrutam de uma mesma vista, com exceção dos estúdios e biblioteca, que se relacionam com o lado interno do conjunto | Foto/imagem: Carlos Kipnis

No pavimento de acesso, os blocos de serviços e a administração organizam e conformam os espaços de convivência longitudinal, que se iniciam na rua até a paisagem do lado oposto | Foto/imagem: Carlos Kipnis

A quadra situa-se em um nível mais baixo e permite a relação com o bloco didático | Foto/imagem: Carlos Kipnis

A vedação das estruturas de concreto foi feita com painéis de madeira, que atenuam a incidência do sol e da chuva, além de adoçar a rigidez do elemento pré-moldado | Foto/imagem: Carlos Kipnis

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Escola Pública em Votorantim