De longe, a ponte estaiada em dois níveis, projetada pelo arquiteto Sergio Teperman, marca na região a presença do Sesc, cuja arquitetura remete ao mestre do modernismo Alvar Aalto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A arquitetura moderna do Sesc Sorocaba tornou-se um ícone na região | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Traços característicos da obra de Alvar Aalto, o arquiteto finlandês modernista, podem ser reconhecidos nas fachadas externas revestidas com tijolos cerâmicos avermelhados | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Dois blocos interligados por uma imponente ponte estaiada marcam a identidade do edifício que mudou a paisagem local | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Grandes empenas cegas e chanfros nas fachadas denunciam a planta interna irregular | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Na área da piscina foi usado piso de granito polido | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A área de lazer com piscinas e playground pode ser transposta pela passarela | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Com a ponte, os edifícios se interpenetram, melhorando a circulação | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A passarela metálica tem cabos de aço que a interligam ao passeio térreo | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A ponte estaiada tem dois níveis, é metálica e apenas a torre de apoio no meio é de concreto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Na ponte, o guarda-corpo é de vidro e o piso é revestido de tijolos vermelhos que seguem até o interior dos edifícios | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Escadarias internas e externas conectam os pavimentos dos edifícios | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Tanto as fachadas quanto as paredes externas receberam tijolos aparentes vermelhos | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O andar inferior da passarela liga o pavimento principal de convivência à entrada do ginásio. O superior conecta o andar de odontologia às salas de condicionamento do prédio do ginásio | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O mastro central da passarela tem 31 metros | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

No átrio, as formas retas dão lugar a linhas orgânicas características da obra do arquiteto Alvar Aalto | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A cobertura chama a atenção por ser formada por seis pirâmides de vidro com tratamento térmico. Assim a luz natural entra sem reservas, iluminando todos os ambientes, sem aquecê-los em demasia | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O bem-estar e a qualidade de vida do homem começam no vasto e complexo programa de lazer, cultura e serviços do projeto, que abrange também ginásio de esportes e atividades correlacionadas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Na sala de ginástica, as janelas envidraçadas deixam a luz entrar com abundância, já o forro com placas de gesso acartonado ajuda na acústica | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O jardim interno encontra-se logo atrás das janelas envidraçadas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Foram usadas tonalidades diferentes de cerâmica no piso com o objetivo de destacar os caminhos que facilitam a circulação dos usuários | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

A arquitetura dos prédios permite total visibilidade do que acontece, integrando as pessoas que deixam de ser meras espectadoras | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

Esculturas do artista plástico pernambucano Francisco Brenand fizeram parte de uma das mostras que aconteceu no Sesc | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O átrio central percorre todos os andares e permite enxergar o que há em cada um deles, diferente de um shopping, no qual só se vê o corredor e não as lojas | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O anfiteatro lembra o mesmo espaço projetado pelo arquiteto Alvar Aalto no Instituto de Tecnologia, em Helsinque, capital da Finlândia | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

O anfiteatro surge de repente ao se abrir uma das portas do pátio do edifício | Foto/imagem: Flavio Hamada Teperman

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