
Texto: Naíza Ximenes
Projetada pelo escritório Conrado Ceravolo Arquitetos para um casal apaixonado por gastronomia e pela arte de receber, a Casa Capitão oferece espaços pensados tanto para o conforto da família, quanto para momentos especiais com amigos.
Localizada em Pinheiros, na capital de São Paulo, a morada ganhou um projeto de reforma completo — incluindo novas instalações elétricas e hidráulicas — e foi transformada em um ambiente convidativo, moderno e funcional.
Uma das principais intervenções do projeto foi a remoção do segundo pavimento da edícula nos fundos, que, na construção original, bloqueava a entrada de luz natural na casa.
Esse espaço agora se conecta ao ambiente principal por meio de áreas ajardinadas, criadas tanto na frente quanto nos fundos do terreno. Elas proporcionam um contato direto com a natureza e garantem uma circulação de ar eficiente.
No local da antiga edícula, ganharam espaço um banheiro para eventos e uma área de serviço, além de uma área gourmet totalmente integrada à cozinha, com churrasqueira e espaço para recepções descontraídas.
A área externa foi pensada para os encontros sociais e tornou-se o coração da casa. A cozinha, desenvolvida especialmente para as demandas da anfitriã, funciona tanto para o uso diário quanto para a gravação de vídeos e aulas, uma vez que foi equipada para atender à rotina profissional da proprietária, que é blogueira de culinária. O ambiente foi desenhado para garantir praticidade e estética, tornando-se um verdadeiro estúdio gastronômico.
No segundo pavimento, por sua vez, a reforma trouxe um novo nível de conforto à família. Todos os dormitórios, sem exceção, foram transformados em suítes. Na suíte master, a novidade foi um novo (e espaçoso) walk-in closet, além de um banheiro iluminado por luz natural, graças a uma claraboia estrategicamente posicionada.
O intuito da equipe de arquitetos era não só valorizar o ambiente, como também reforçar a sensação de amplitude e bem-estar, dando independência a cada um dos cômodos. Os novos espaços privativos oferecem a todos os membros da família maior praticidade e privacidade.
Quanto ao estilo arquitetônico, materiais e revestimentos, o foco era criar um ambiente aconchegante, a pedido dos proprietários. Assim, o projeto utilizou materiais que criam uma atmosfera rústica e menos urbana, apostando no cimento queimado, na madeira marrom corten e nos tijolos aparentes. As esquadrias marrons, por sua vez, completam a paleta de cores, mantendo a estética natural e sofisticada.
Confira outros projetos de Conrado Ceravolo Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados