
Texto: Naíza Ximenes
Com a premissa de criar um espaço que combinasse funcionalidade, sofisticação e um ambiente otimizado para receber amigos e familiares, o escritório de arquitetura MMA Studio projetou a Casa CBA, em Curitiba (PR).
Diante de 700 metros quadrados marcado por um leve declive, a equipe de arquitetos apostou na construção de uma casa de dois pavimentos com uma segmentação bem definida entre espaços privativos e sociais — uma estratégia que alia conforto, privacidade e convívio social ao projeto.
Com um design contemporâneo e neutro, a Casa CBA deveria ser funcional, prática e acolhedora — motivo pelo qual as áreas sociais e de lazer ocupam todo o térreo (com um espaço externo generoso para encontros) e o andar superior abriga todo o bloco privativo, com destaque para a suíte master, que foi posicionada para usufruir de vistas privilegiadas.
No pavimento térreo, a aposta foi na integração, que usou o forro ripado de madeira como peça-chave para conectar os ambientes. O material, que também atua como um elemento visual importante do design de interiores, reveste todo o teto da sala de estar, jantar e espaço gourmet. Além de criar unicidade e permear todos os cômodos, a estratégia ainda promove uma atmosfera convidativa e aconchegante ao projeto.
A escolha de uma paleta neutra – com tons de cinza, grafite, branco e elementos amadeirados – serve como base para destacar não só o mobiliário solto, mas também os itens decorativos e toda a conexão com a área externa através dos panos de vidro.
Isso porque a inserção de grandes vãos e claraboias distribui a iluminação natural pelos ambientes internos, ao mesmo tempo que preserva a privacidade dos moradores. As esquadrias em panos de vidro não apenas reforçam a conexão entre o interior e o exterior, mas também ampliam a sensação de espaço e luminosidade.
O pavimento superior, por sua vez, ganhou uma disposição que valoriza a intimidade dos moradores, com destaque para a suíte master. Estrategicamente posicionada nos fundos do lote, a suíte oferece uma vista privilegiada, emoldurada pela sacada, que conecta o espaço interno ao exterior com elegância.
Em harmonia com toda a proposta minimalista da Casa CBA, a fachada ganhou um conceito definido pela combinação de pedra, concreto e brise metálico. Como complemento final, a base da casa foi revestida com pintura grafite, enquanto o pavimento superior foi destacado por uma faixa horizontal preta que percorre toda a extensão da construção.
Confira outros projetos de MMA Studio:
Escritório
Termos mais buscados