Construções modernas consomem bastante energia, pois são aquecidas, resfriadas e iluminadas por dentro e por fora. Nas residências, os aparelhos elétricos permitem cozinhar mais rápido, limpar com mais eficiência, assistir a filmes e programas de TV, ouvir música ou explorar o mundo pelo computador. Tanto conforto demanda, somente nos lares, 25% do consumo de energia global.
Poucos sabem, mas os maiores gastos de energia em uma edificação acontecem em função de trocas de calor não desejadas com o meio. A incidência dos ventos e da iluminação natural sem planejamento, demanda maior consumo do sistema de aquecimento ou de ar-condicionado.
Para obter eficiência energética, o ideal é mesclar as técnicas artificiais às naturais de resfriamento, que utilizam sombra, brisa e água para reduzir a temperatura interna. Além disso, as construtoras já preferem equipamentos e materiais locais, que consomem menos energia em sua fabricação e transporte. Nos lares, tão importante quanto erguer uma construção eficiente, é manter um estilo de vida consciente, que inclui o consumo do estritamente necessário.
Termos mais buscados