A noção de conforto em uma edificação vai além do tamanho do espaço e da escolha da decoração. Tem a ver com a eficiência térmica e o cuidado necessário ao projetar um ambiente com a insolação certa, o bom aproveitamento de recursos como ventilação natural e o sombreamento de fachadas.
Outro fator imprescindível é a especificação criteriosa de materiais, que pode contribuir para garantir boas condições de climatização em um prédio. A boa arquitetura deve prover conforto térmico ao usuário para que ele desempenhe plenamente suas atividades, mas em tempos de redução de consumo de energia, isso tornou-se um verdadeiro desafio.
A climatização artificial – o ar-condicionado tão importante em ambientes fechados – nem sempre é garantia de conforto e ainda pode se revelar um vilão do consumo energético. Nesse caso, a saída, principalmente em edificações dotadas de grandes fachadas envidraçadas, é ter aliados como brises, persianas e películas de poliéster aplicadas sobre o vidro, que reduzem o ofuscamento causado pela luminosidade e bloqueiam os raios UV, diminuindo a absorção do calor.
Termos mais buscados