> > > Loja Líder

Loja Líder

Loja Líder
Projeto grandioso faz unidade conceito da loja Líder se destacar em meio a outros estabelecimentos do setor no Jardim América Foto/Imagem:Raphael Briest

Arquitetura marca presença

Com unidades instaladas em diversas cidades do Brasil, a loja de interiores Líder ganhou mais um endereço, desta vez no bairro do Jardim América, em São Paulo. Projetada pelo escritório FGMF Arquitetos, essa nova unidade foi concebida para se tornar a loja conceito da marca no Estado, daí toda a preocupação com sua concepção arquitetônica.

“Desde o início do projeto estava claro o desejo por uma arquitetura contemporânea, que marcasse a chegada da Líder numa importante avenida do setor de móveis. A inserção da loja na paisagem era uma questão primordial”, conta o arquiteto Rodrigo Marcondes Ferraz.

Traços contemporâneos

Localizada em um terreno de 800 metros quadrados, a nova unidade ganhou um projeto criativo e com traços contemporâneos. Para encontrar as melhores dimensões para os ambientes, espaços de passagem e organização de atendimento, os arquitetos procuraram estudar a experiência de outras lojas consideradas funcionais pela marca. “O projeto veio com bastante embasamento técnico sobre o que funciona e o que não funciona em outras unidades”, explica o arquiteto Lourenço Gimenes.

Fachada monumental

O desenho da fachada consiste em uma série de plataformas suspensas e sobrepostas irregularmente. A intenção do escritório era conseguir tanto proteção contra o sol poente quanto obter uma arquitetura marcante, que se relacionasse intimamente com o paisagismo e com as construções ao redor.

“Os jardins suspensos funcionam quase como um semiespiral que sai do jardim frontal, entra na loja e sai para formar uma marquise que abriga o visitante e o convida para conhecer o espaço”, relata o arquiteto Fernando Forte.

Envidraçada, a fachada da Líder traz, ainda, uma transparência que é fundamental para atrair o consumidor, uma vez que os produtos ficam mais expostos. A transparência foi alcançada também através dos grandes planos de vidro e do mezanino suspenso, que permitem ver por meio de toda a loja até o jardim dos fundos.

Layout diferenciado

Loja Líder - Arquitetura marca presença
Os arquitetos tiveram que tomar cuidado para que a arquitetura grandiosa não deixasse o produto do cliente em segundo plano Foto: Raphael Briest

O projeto se divide em três ambientes: interior da loja, área dos jardins e mezaninos. A intenção era mostrar que a Líder vende praticamente tudo o que é necessário numa residência, compondo ambientes e ajudando o cliente a obter uma clara noção da dimensão dos produtos.

Como a loja é um showroom – e, como tal, é alterado anualmente – os arquitetos se preocuparam em criar espaços que fossem completamente passíveis de mudanças.

“Tomamos um enorme cuidado com a relação entre a arquitetura e a exposição de mobiliário. Queríamos uma loja marcante, com arquitetura presente, mas sem ofuscar os móveis”, comenta Ferraz.

A iluminação, por sua vez, recebeu três tratamentos no projeto de interiores: a vitrine de vidro, que proporciona iluminação natural; os pergolados na parte superior, que permitem a entrada do sol para os jardins suspensos; e, por fim, a iluminação artificial da loja, pensada para destacar os objetos.

Paisagismo em destaque

Os jardins suspensos, o mezanino, a estrutura e os forros de madeira são elementos que se sobressaem no projeto. Desenvolvido pela arquiteta Juliana Freitas, o paisagismo ajuda a reforçar a sensação de ambiente acolhedor e o conceito contemporâneo da obra.

Por fim, ao instalar o logo da Líder em um dos jardins, Freitas conseguiu conduzir uma relação muito íntima com o projeto arquitetônico.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo