> > > Casa K

Casa K

Casa K
Localizada em São Paulo, a Casa K vivenciou uma reforma que priorizou o conforto e a privacidade, fundamentais para se viver bem dentro de uma grande cidade Foto/Imagem:Fernando Guerra

Aberturas em equilíbrio

Os novos moradores da Casa K procuraram os arquitetos do escritório Studio Arthur Casas com o objetivo de reformar a residência, de maneira a trazer conforto e privacidade dentro de um contexto urbano e denso, característico da cidade de São Paulo. “Essa casa foi projetada para um jovem casal com filhos. A repartição dos espaços que propomos é simples: garagem, área de serviço e home theater no subsolo, cozinha, salas de jantar e estar no térreo e quartos no primeiro pavimento”, completa o arquiteto Raphael França.

Apesar de alterar parcialmente a estrutura, a maioria das aberturas foi mantida, e a ideia de revestir a casa por completo surgiu para unificar o volume. “A cliente nos estimulou a procurar possibilidades para vestir a casa. Optamos por painéis metálicos perfurados, baseados no padrão de uma folha”, conta.

Com a reforma, a proximidade com os vizinhos tornou-se menos opressora, e os quartos estabeleceram uma interessante relação com as variações do sol. Se por um lado os painéis filtram a luz e o olhar, por outro foi criado um pátio no subsolo para trazer luz natural e um rasgo acima da escada para banhar o jardim vertical.

De cara com a paisagem

“O quarto do casal possui uma generosa abertura para o pátio dos fundos, onde exploramos o paisagismo, criando um pequeno oásis. Nessa área, um espelho d’água intensifica a sensação de amplitude do jardim”, comenta Raphael.

Interior repaginado

Portas-camarão permitem distintas modulações entre a sala de jantar, a copa e o corredor, trazendo flexibilidade para o uso da construção. Na sala de estar, os caixilhos correm lateralmente, permitindo uma integração total com o pátio.

Além de realizar o projeto de interiores, o escritório também desenhou algumas peças de mobiliário, adaptando móveis dos anos 1950, herdados pela cliente. “Se a Casa K possui uma discreta inserção urbana na forma de um monólito, dentro os percursos se revelam variados, com ricas relações entre os espaços íntimos e públicos, sem perder a serenidade exigida pelos clientes” finaliza.

Escritório

Studio Arthur Casas18 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2009
Área do terreno: 566

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo