> > > Infraestrutura

PROJETOS /

Infraestrutura

Nos projetos industriais os prazos costumam ser apertados e o investimento bastante alto. Os contratos costumam ter cláusulas que estabelecem multas diárias em caso de atraso na entrega, já que indústria parada significa prejuízo financeiro. Assim, o planejamento e o gerenciamento do projeto são de suma importância, a fim de garantir que a obra fique pronta na data prevista, o custo não seja extrapolado e a qualidade não deixe a desejar.

Indústrias

MG, POÇOS DE CALDAS, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

LoebCapote

Indústrias

RS, LAJEADO, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Materiais predominantes:

Tartan Arquitetura e Urbanismo

Indústrias

RJ, RIO DE JANEIRO, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

LoebCapote

Centros de distribuição

SP, EMBU, Brasil

Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

AD Arquitetura

Indústrias

SP, SANTANA DE PARNAÍBA, Brasil

Ambiente e Aplicações:
Diferenciais técnicos:
Materiais predominantes:

/ AUM Arquitetos

Materiais

O tipo de fechamento deve ser determinado junto com os sistemas para fachadas e aberturas, de ventilação e iluminação. Para a escolha, deve-se considerar a praticidade da execução, o custo-benefício, a estética e a possibilidade de inclusão de aberturas.

Hoje, o fechamento de alvenaria é pouco usado, ficando restrito a construções antigas que necessitam de uma proteção maior para o apoio de equipamentos. A tendência são os fechamentos industrializados, que são fáceis de instalar e de manter e não exigem altos gastos com mão de obra.

Dentre os fechamentos industrializados destacam-se os painéis metálicos com telha trapezoidal apoiada sobre perfis metálicos do tipo “longarinas”; painéis isotérmicos formados por sanduíches de chapas metálicas e núcleo de polipropileno expandido; painéis de concreto pré-moldado apoiados sob os pilares de concreto da estrutura principal; e painéis estruturais de vedação de concreto pré-moldado do tipo “tilt-up” com pintura acrílica. Para melhor conforto termoacústico, recomendam-se os painéis metálicos em sanduíche e as mantas de isolamento térmico colocadas em fechamentos metálicos com painéis do tipo “telha”.

Além do melhor custo-benefício, outras vantagens do fechamento metálico são a alta durabilidade e a baixa necessidade de manutenção (apenas limpeza periódica), principalmente quando recebe pintura já na fábrica. Já os fechamentos de concreto e com pintura acrílica sofrem desgaste se expostos a intempéries e, por serem porosos, acumulam sujeira. Dessa forma, a pintura deve ser refeita frequentemente, assim como a limpeza.

Piso epóxi

Com aspecto de porcelanato, o piso epóxi é ideal para projetos industriais, pois é fácil de instalar, super-resistente (resistências química e mecânica), antiderrapante, impermeável e não tem juntas, o que facilita a limpeza, pois não acumula sujeira. A instalação é rápida e pode ser feita manualmente com ferramentas simples para tratamento da superfície. Além disso, pode ser aplicado sobre diferentes tipos de superfície e proporciona diversas combinações de cores, padrões e acabamentos foscos ou brilhantes. Entre as desvantagens estão o custo elevado em comparação aos pisos cimentícios e a necessidade de manutenção frequente em ambientes com tráfego intenso, já que pode riscar e manchar facilmente.

Há diversos tipos de piso epóxi disponíveis no mercado: espatulado argamassado, multilayer, autonivelante, pintura epóxi e poliuretano. Destes, o mais indicado para indústrias é o espatulado. Ele é uma argamassa de resina epóxi e quartzo com elevada resistência mecânica e à abrasão.

Exemplo

Um bom exemplo de projeto arquitetônico industrial é o complexo da SICPA Brasil (Indústria de Tintas e Sistema), no Rio de Janeiro, que abriga escritórios, fábrica e laboratório, além de áreas de convivência, como biblioteca, restaurante, cafeteria, clube e jardins. Para eliminar a sobriedade característica de ambientes fabris e garantir uma atmosfera mais aconchegante e iluminada, a estrutura de concreto armado recebeu telas translúcidas e acabamento em cores claras. Um espelho d’água que circunda todo o prédio, ilhando-o, contribui com o conforto térmico, assim como a cobertura metálica e as paredes vazadas. As áreas de produção e de convivência são interligadas por uma passarela metálica com piso de madeira e guarda-corpo de vidro.

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo